GUIA DO EDUCADOR PARA O FILME “OPERAÇÃO BIG HERO”
Palavras-chave:
Ensino de ciências; Neuroeducação; Guia de filmes.Resumo
Este guia foi elaborado com o objetivo de promover o uso do filme “Operação Big Hero” como recurso didático no ensino da temática da influência das emoções no sistema nervoso e suas consequências no comportamento dos estudantes. A trama do filme começa quando Hiro Hamada, um garoto prodígio, inicia um projeto de robótica para entrar em um laboratório de pesquisa. O clímax ocorre quando o garoto precisa lidar com a perda do irmão e inicia então a transformação de Baymax, um robô enfermeiro em super-herói. A partir daí constrói-se uma incrível jornada de investigação, aventura e companheirismo. As atividades sugeridas buscam a discussão do papel dos neurotransmissores que comandam o cérebro humano, as emoções básicas que expressamos, bem como a ação delas no controle do nosso comportamento e aprendizagem.
Downloads
Referências
BARRETO, J. E. F.; PONTE, L. (2010). Sistema límbico e as emoções. Revista Neurociências, 18(3), 386-394.
BARROS, M. D. M.; GIRASSOLE, M.; ZANELLA, P. G. O uso do cinema como estratégia pedagógica para o ensino de ciências e de biologia: o que pensam alguns professores da região metropolitana de Belo Horizonte. Revista Práxis, ano V, n. 10, p. 97-115. 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/ciencias-no-ensino-fundamental-anos-finais-unidades-tematicas-objetos-de-conhecimento-e-habilidades Acesso em: 21 jun. 2019.
CHRISTOFOLETTI, Rogério. Filmes na sala de aula: recurso didático, abordagem pedagógica ou recreação? Educação (UFSM), v. 34, n. 3, p. 603-616, 2009.
COSENZA, Ramon M; GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011. viii, 151 p. (Neurociência/Educação). ISBN 9788536325484.
COSTA, Flávia Lage Pessoa; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro. Guia do Educador para o filme “Planeta dos Macacos: a origem”. Pedagogia em Foco, v. 12, n. 8, p. 185-196, 2017.
CRUZ, M. S.; BARROS, M. D. M. Guia do Educador para o filme “Osmose Jones”. Revista Dynamis, FURB. Blumenau, v. 22, n. 2, p. 35-51, 2016.
DI DOMENICO, S.I.; RYAN, R.M. The Emerging Neuroscience of Intrinsic Motivation: A New Frontier in Self-Determination Research. Front Hum Neurosci. 2017, 11:145. Published 2017 Mar 24.
GUIMARÃES, Beatriz Ribeiro; REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra. Ensinando Genética com o filme X-Men Primeira Classe: reendereçamentos em uma proposta didática para o professor de Biologia. 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/index.htm Acesso em: 12 jul. 2019.
LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2010. 765 p. ISBN 9788538801023
LISBOA, Iara Alves. O uso do desenho animado como recurso didático: filme Rio. 2012. [32] f., il. Monografia (Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
LOURENÇO, Abílio Afonso; PAIVA, Maria Olímpia Almeida. A motivação escolar e o processo de aprendizagem. Ciências & Cognição, v. 15, n. 2, 2010.
MATTA, Roberta Rodrigues da; BRANDÃO, Lucas de Esquivel Dias; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro. O uso de um filme no Ensino de Ciências e Biologia: “Procurando Dory” em sala de aula. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017
MELLO, A.; GRZECHOTA, J. F. B.; ZIMMER, M. Memória e aprendizagem de L2. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 4, n. 6, jan./jun. 2015
MELO, Daniella Rodrigues; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro. Guia do educador para o filme “Uma Prova de Amor”. Revista Práxis, v. 11, n. 21, 2019.
PEREIRA, Pedro Augusto Rocha; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro Guia do educador para o filme “Rango”. Pedagogia em Foco, v. 12, n. 7, p. 205-222, 2017.
PORVIR. Especial socioemocionais. São Paulo, 2014. Disponível em: http://porvir.org/especiais/socioemocionais/ Acesso em: 18 jun. 2019.
RODRIGUES, Mariana Augusta Ramos da Silva. Guia de filmes para Educação Ambiental: ferramenta para professores de Ciências e Biologia? 2018. 50 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.562
SANTOS, Daniel; PRIMI, Ricardo. Desenvolvimento socioemocional e aprendizado escolar: uma proposta de mensuração para apoiar políticas públicas. Relatório sobre resultados preliminares do projeto de medição de competências socioemocionais no Rio de Janeiro. São Paulo: OCDE, SEEDUC, Instituto Ayrton Senna, 2014.
SOUZA, Luiza Cruz et al. Trazendo o cinema para a sala de aula: a utilização do filme Amazônia em Chamas como estratégia de ensino. Revista da SBEnBio, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.