DA DISTINÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS CONTEUDÍSTICO E DIDÁTICO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Distinção entre didática e conteúdo; Educação Matemática; Epistemologia; Formação de professores.Resumo
Discernimento entre os saberes conteudístico e didático, conforme são transmitidos aos docentes, ao momento da formação de professores que ministrarão lições de matemática, tanto educadores especialistas, como ensinadores de temas que tangenciarão o assunto, segundo os níveis de ensino, de maneira a esclarecer, criticamente, algumas percepções comuns no âmbito da Educação, mais especificamente no que se refere à Educação Matemática.
Downloads
Referências
BICUDO, Irineu. Platão e a matemática. Revista Letras Clássicas, São Paulo, n. 2, ago. 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 1302/2001, de 06 de novembro de 2001. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Matemática. Brasília: Ministério da Educação, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 03/2003, de 18 de fevereiro de 2003. Institui as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em Matemática. Brasília: Ministério da Educação, 2003.
CATTELAN, Carla; DANIELI, João Paulo. A educação em Platão na obra A República. Artigo apresentado no V Congresso Nacional de Educação (CONEDU), 2018.
CAVALCANTE, Gabrielle. A educação sofística (constantemente referida por Platão). Revista Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 110-130, maio 2017.
EUCLIDES. Os elementos. Tradução e introdução de Irineu Bicudo. São Paulo: Unesp, 2009.
HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, p. 21-54, 2017.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
PEIXOTO, Miriam Campolina Diniz. Reabilitando os sofistas. Revista da Fundação Educacional Monsenhor Messias, Sete Lagoas, MG, v. 1, p. 39-53, 1994.
VALENTE, Wagner. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, p. 201-228, 2017.
VARGAS, Milton. A história da matematização da natureza. São Paulo: Beca, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.