DA DISTINÇÃO ENTRE OS CONHECIMENTOS CONTEUDÍSTICO E DIDÁTICO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Gustavo Bruzzi Monteiro de Castro

Palavras-chave:

Distinção entre didática e conteúdo; Educação Matemática; Epistemologia; Formação de professores.

Resumo

Discernimento entre os saberes conteudístico e didático, conforme são transmitidos aos docentes, ao momento da formação de professores que ministrarão lições de matemática, tanto educadores especialistas, como ensinadores de temas que tangenciarão o assunto, segundo os níveis de ensino, de maneira a esclarecer, criticamente, algumas percepções comuns no âmbito da Educação, mais especificamente no que se refere à Educação Matemática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTISERI, Dario; REALE, Giovanni. História da filosofia. Vol. 1. São Paulo: Paulus, 2014.
BICUDO, Irineu. Platão e a matemática. Revista Letras Clássicas, São Paulo, n. 2, ago. 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES nº 1302/2001, de 06 de novembro de 2001. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Matemática. Brasília: Ministério da Educação, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 03/2003, de 18 de fevereiro de 2003. Institui as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em Matemática. Brasília: Ministério da Educação, 2003.
CATTELAN, Carla; DANIELI, João Paulo. A educação em Platão na obra A República. Artigo apresentado no V Congresso Nacional de Educação (CONEDU), 2018.
CAVALCANTE, Gabrielle. A educação sofística (constantemente referida por Platão). Revista Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 110-130, maio 2017.
EUCLIDES. Os elementos. Tradução e introdução de Irineu Bicudo. São Paulo: Unesp, 2009.
HOFSTETTER, Rita; SCHNEUWLY, Bernard. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, p. 21-54, 2017.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Tradução de Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
PEIXOTO, Miriam Campolina Diniz. Reabilitando os sofistas. Revista da Fundação Educacional Monsenhor Messias, Sete Lagoas, MG, v. 1, p. 39-53, 1994.
VALENTE, Wagner. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: os saberes para a formação do educador matemático. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, p. 201-228, 2017.
VARGAS, Milton. A história da matematização da natureza. São Paulo: Beca, 2015.

Downloads

Publicado

2024-07-09