A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM A IMAGINAÇÃO E COM OS CONTOS DE FADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL SOB A PERSPECTIVA DE LEWIS, TOLKIEN E CHESTERTON

Autores

  • Cleodineia de Assis Vieira
  • Isabela Matilde Santana de Almeida
  • Prof. Dr. Carlos Roberto Jamil Cury

Palavras-chave:

Imaginação; Contos de Fadas; Contexto Educacional; Formação.

Resumo

Este artigo tem como propósito discutir e refletir acerca da importância do trabalho com a imaginação no contexto educacional sob a perspectiva de Lewis, Tolkien e Chesterton. Nesse contexto, é imprescindível pontuar, como nos alertou Lewis, o entendimento de que os contos de fadas não são contos da “carochinha” ou “historinhas simplistas”. Pelo contrário, trata-se de histórias reais, repletas de ensinamento, de lições de moral, de valores morais, estéticos, sociais, culturais e políticos, sendo, para tanto, obras capazes de nos ensinar muito mais sobre a vida, sobre a humanidade, sobre a nossa personalidade, sobre nós mesmos muito mais do que as histórias pretendidas realistas por demais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CHESTERTON, Gilbert Keith. Educação por meio dos contos de fadas. Sociedade Chesterton Brasil, 08 fev. 2014. Disponível em: sociedadechestertonbrasil.org/educacao-por-meio-dos-contos-de-fadas/. Acesso em: 03 dez. 2022.
CHESTERTON, Gilbert Keith. Ortodoxia. São Paulo: Ecclesiae, 2013.
CHESTERTON, Gilbert Keith. Gilbert Keith Chesterton. Disponível em: https://www.sociedadechestertonbrasil.org/g-k-chesterton/. Acesso em: 09 jun. 2023.
FRAZÃO, Dilva. Biografia de C. S. Lewis. Ebiografia, 19 jan. 2022. Disponível em: https://www.ebiografia.com/c_s_lewis/. Acesso em: 09 jun. 2023.
FRAZÃO, Dilva. Biografia de J. R. R. Tolkien. Ebiografia, 05 jan. 2021. Disponível em: https://www.ebiografia.com/t_r_r_tolkien/. Acesso em: 09 jun. 2023.
LEWIS, C. S. As crônicas de Nárnia. Volume II. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa. Tradução Paulo Mendes Campos. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
LEWIS, C. S. Um experimento na crítica literária. Tradução de João Luís Ceccantini. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
LEWIS, C.S. As crônicas de Nárnia. Volume Único. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
ROCHA, Maria Conceição Bacelar. A importância dos contos de fada para a criança. 2009. 47 f. Monografia (Especialização). Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
TOLKIEN, J.R.R. Árvore e folha. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2017. 106 p.

Downloads

Publicado

2024-07-09