A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM A IMAGINAÇÃO E COM OS CONTOS DE FADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL SOB A PERSPECTIVA DE LEWIS, TOLKIEN E CHESTERTON
Palavras-chave:
Imaginação; Contos de Fadas; Contexto Educacional; Formação.Resumo
Este artigo tem como propósito discutir e refletir acerca da importância do trabalho com a imaginação no contexto educacional sob a perspectiva de Lewis, Tolkien e Chesterton. Nesse contexto, é imprescindível pontuar, como nos alertou Lewis, o entendimento de que os contos de fadas não são contos da “carochinha” ou “historinhas simplistas”. Pelo contrário, trata-se de histórias reais, repletas de ensinamento, de lições de moral, de valores morais, estéticos, sociais, culturais e políticos, sendo, para tanto, obras capazes de nos ensinar muito mais sobre a vida, sobre a humanidade, sobre a nossa personalidade, sobre nós mesmos muito mais do que as histórias pretendidas realistas por demais.
Downloads
Referências
CHESTERTON, Gilbert Keith. Ortodoxia. São Paulo: Ecclesiae, 2013.
CHESTERTON, Gilbert Keith. Gilbert Keith Chesterton. Disponível em: https://www.sociedadechestertonbrasil.org/g-k-chesterton/. Acesso em: 09 jun. 2023.
FRAZÃO, Dilva. Biografia de C. S. Lewis. Ebiografia, 19 jan. 2022. Disponível em: https://www.ebiografia.com/c_s_lewis/. Acesso em: 09 jun. 2023.
FRAZÃO, Dilva. Biografia de J. R. R. Tolkien. Ebiografia, 05 jan. 2021. Disponível em: https://www.ebiografia.com/t_r_r_tolkien/. Acesso em: 09 jun. 2023.
LEWIS, C. S. As crônicas de Nárnia. Volume II. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa. Tradução Paulo Mendes Campos. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
LEWIS, C. S. Um experimento na crítica literária. Tradução de João Luís Ceccantini. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
LEWIS, C.S. As crônicas de Nárnia. Volume Único. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
ROCHA, Maria Conceição Bacelar. A importância dos contos de fada para a criança. 2009. 47 f. Monografia (Especialização). Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
TOLKIEN, J.R.R. Árvore e folha. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2017. 106 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.