A FRUIÇÃO DA LITERATURA INFANTOJUVENIL NO DESTEMOR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA MEDIAÇÃO DA ABORDAGEM TRIANGULAR
Abstract
Nas práticas pedagógicas, ressignificar a educação ambiental por meio do uso da literatura apresenta-se como um desafio analítico, metodológico e prático. Este artigo enfoca uma aprendizagem socioambiental ao ofertar ações e experiências estéticas proporcionadas a partir da literatura infantojuvenil e uma análise pela via da abordagem triangular, que contempla o ler, contextualizar e fazer. O problema da investigação versa sobre questões ambientais no âmbito da aprendizagem social, mediada pela literatura infantojuvenil, tendo como referência a alfabetização ecológica como a capacidade de compreender, interpretar e interpelar as relações homem-sociedade, com base em aportes teóricos e práticos. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida a partir de uma rede de atores composta pela obra literária, autoria, gestão municipal, docentes e discentes, que inventariaram um conjunto de ações na convivência cotidiana, abrangendo dimensões e brechas de comprometimento com a sustentabilidade. Na análise dos resultados destacamos que a pesquisa educativa é oportuna para atender às demandas por mudanças no nexo entre teoria e prática pela mediação da literatura e de atores sociais, assim como entre sujeito e objeto, entre realidades e utopias, entre sociedade-natureza. Conclui-se que a sincronia viável e o encadeamento entre temáticas na educação ambiental, a partir de narrativas literárias infantojuvenis, produzem resultados expressivos por meio de ações coletivas.
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