AS PARCERIAS DO CENTRO DE PASTORAL PARA MIGRANTES DE CUIABÁ NA ERRADICAÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO
Abstract
Na última década, o fluxo migratório brasileiro tem passado por reconfigurações, em especial pela vasta chegada de venezuelanos e haitianos. Entretanto, estes se encontram, muitas vezes, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e psicológica e de constante violação de direitos, bem como precisam enfrentar barreiras geográficas, sociais, raciais e simbólicas em um novo território. Por conta disso, essa população torna-se mais suscetível ao trabalho escravo contemporâneo. No contexto de Cuiabá – MT, tem-se a instituição religiosa CPM, que visa acolher, proteger, promover e integrar os migrantes por meio de atividades relacionadas ao trabalho, assistência social e documentação, entre outras. Além disso, a instituição promove a expansão e o aprimoramento de sua atuação por meio de parcerias com outras entidades. Assim, o objetivo da pesquisa foi verificar a relação entre as ações do CPM-Cuiabá e de seus parceiros na erradicação do trabalho escravo contemporâneo com a população de imigrantes e refugiados em Cuiabá. Trata-se de um estudo de caso qualitativo e exploratório, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com uma profissional do CPM-Cuiabá, bem como com outros profissionais de instituições parceiras, SRTE-MT, do MPT-MT e do PAI-MT, e foram interpretados a partir da análise da descrição do conteúdo. Os resultados demonstram que o CPM-Cuiabá atua principalmente na prevenção, o SRTE-MT e o MPT-MT na repressão, e o PAI-MT na atenção às vítimas do trabalho escravo contemporâneo. Assim, as parcerias firmadas entre as instituições viabilizam a realização de ações integradas de erradicação desse fenômeno com a população imigrante, contexto este em que o CPM-Cuiabá é essencial. Apesar disso, a maioria dos imigrantes permanecem em situação de vulnerabilidade e/ou semiliberdade, ao mesmo tempo em que as ações realizadas pelas instituições contribuem com a manutenção do sistema capitalista.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.