Perspectivas estéticas em o filho do pescador, de teixeira e souza: o romance-folhetim como mídia
Palavras-chave:
folhetim. Teixeira e Souza. fazer literário.Resumo
Este artigo postula discutir perspectivas estéticas do romance-folhetim “O filho do pescador”, de Teixeira e Sousa, uma mídia impressa a serviço da construção de um perfil para o leitor do final da primeira metade do século XIX. Ao apresentar ao público uma narrativa carregada de digressões, peripécias, redenção e moral dos fatos, Teixeira e Sousa oportunizou a jovens, semi-letrados e mulheres o contato e o gosto pela leitura literária, através da mídia-jornal, linguagem de fundamental importância naquele período, pelo fácil acesso de alcançar o texto. O folhetim trouxe à tona a liberdade de criação e do fazer literário com função comercial, tornando o autor conhecido pelo público leitor do século XIX. Com isso, é válido indagar por que Teixeira e Sousa encontra-se sem voz que ecoa no cânone literário? Estaria a obra necessitando de uma revitalização junto aos manuais de literatura, não como o precursor do Romantismo no Brasil e sim como um romance-folhetim de sucesso? Para essa análise, utilizaremos os postulados de Marlyse Meyer e Mônica Yumi Junzenji, em torno da estrutura do folhetim, da cultura impressa e da educação da mulher no século XIX.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.