Ensino superior: políticas, gestão e docência em suas dimensões didática, ética e política

Autores

  • Maria Auxiliadora Monteiro de Oliveira PUC Minas.
  • Amauri Carlos Ferreira PUC Minas.
  • Felippe Nunes Werneck PUC Minas.

Palavras-chave:

Ensino Superior, Políticas e Gestão, Dimensões Didática, Ética e Política.

Resumo

Este artigo, centrado no Ensino Superior, apresenta discussões e reflexões sobrepolíticas, gestão e as dimensões da prática docente: didática, ética e política. Nestaperspectiva, inicialmente, historiciza, de forma crítica e sucinta, a trajetória desse nívelde ensino e tece uma análise a respeito das novas formas de gestão e de controle dosprofessores. Em seguida, abordam-se as dimensões da prática docente, que sãocompreendidas como centrais no saber pedagógico, o qual se organiza na relaçãointersubjetiva entre sujeitos, tendo como categoria interveniente, a autonomia. De talmaneira, ressalta-se que este saber pedagógico se constrói no campo didático, ético epolítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Monteiro de Oliveira, PUC Minas.

Programa de Pós-graduação em Educação (PUC Minas).

Amauri Carlos Ferreira, PUC Minas.

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002).Pós doutorado em Educação pela UFMG(2009). Atualmente é adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor nos cursos de Filosofia e Pedagogia, como também nos programas de pós graduação em Educação e Ensino de Ciências e Matemática .Tem experiência na área de Filosofia e Educação. Seus principais temais de pesquisa : Imaginário, ética, política da diversidade e da inclusão.

Felippe Nunes Werneck, PUC Minas.

Graduado em Pedagogia (2014), pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e em Tecnologia em Processos Gerenciais: Ênfase em Gestão de Organizações do 3º Setor, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2010). Também, é formado em Música Sacra, pela Faculdade Batista de Minas Gerais (2006). É Mestre em Ciências da Religião (2014), pela PUC Minas. Tem atuado nos seguintes temas: Políticas Públicas para a Educação Básica, a Educação Profissional e o Ensino Superior; Educação, Ética e Religião; Sociologia da Religião; Formação/Profissionalização Docente; Currículo e Práticas Avaliativas; Inter/Transdisciplinaridade; Gestão e Empreendedorismo Social.

Downloads

Publicado

2015-05-05