Fontes históricas: minas gerais no acervo do tribunal de contas de portugal

Autores

  • Régis Clemente Quintão PUC Minas.
  • Caio César Boschi PUC Minas.

Palavras-chave:

Erário Régio, Minas Gerais, Fiscalidade, Acervos documentais, Arquivística.

Resumo

O texto que se segue aborda o projeto intitulado “Minas Gerais no acervo do ArquivoHistórico do Tribunal de Contas de Portugal”, que se desenvolve no âmbito daPontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. O referido projeto tem comoobjetivo principal a sistematização e a democratização de fontes documentaisinéditas, visando facilitar o acesso dos pesquisadores ao período colonial do Brasil,sobretudo da Capitania de Minas Gerais. Nesse sentido, o cerne deste artigo é aapresentação da pesquisa, suas etapas, conteúdo, resultados parciais e, finalmente,algumas possibilidades de pesquisa que podem ser empreendidas a partir dadocumentação. Assim, será possível fazer algumas breves reflexões acerca dosmanuscritos, considerando-os como produtos, intencionais ou não, de um contextoespecífico, mas que expressam a experiência de nossos ancestres. É importantedizer que todo cuidado é pouco quando se trata de fontes históricas. Essa prudênciafaz parte do ofício do historiador e será, em certa medida, também discutida nesteartigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Régis Clemente Quintão, PUC Minas.

Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014). Mestrando em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Colonial de Minas Gerais, atuando principalmente nos seguintes temas: abastecimento, Real Extração dos Diamantes, Distrito Diamantino, leitura e transcrição de manuscritos dos séculos XVIII e XIX.

Caio César Boschi, PUC Minas.

Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1969), onde também lecionou, aposentando-se como Professor Titular de História do Brasil (1994). Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1982). É Professor Titular do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é diretor do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da PUC Minas. Durante quase 20 anos foi professor convidado e Leitor de História do Brasil, nos cursos de graduação e de Mestrado de universidades públicas de Portugal. Desenvolve estudos e pesquisas, predominantemente, nas áreas de História do Brasil Colonial, História de Portugal Moderno, de acervos documentais e arquivos históricos.

Downloads

Publicado

2015-05-05