Histórias de mulheres detentas: um estudo sobre a construção da identidade leitora

Autores

  • Zilma da Silva Gusmão PUC Minas.
  • Jane Quintiliano Guimarães Silva PUC Minas.

Palavras-chave:

Leitura, Práticas de leitura, Identidade, História cultural, Detentas.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo sobre as práticas de leitura e a constituição daidentidade leitora de cinco presas do Complexo Penitenciário Feminino EstêvãoPinto, localizado na cidade de Belo Horizonte, no bairro Horto. Seu objetivo éreconstituir, por meio dos relatos de leituras das presas, a formação de suasidentidades leitoras, localizando também os espaços de leitura, os modos de ler, osobjetos de leitura e a sua importância no mundo carcerário. O estudo procuraanalisar as práticas de leitura desenvolvidas pelas detentas dentro da penitenciária,à luz das teorias de Roger Chartier e da História Cultural, e mostrar, também, o quãosignificativas são tais práticas para as essas mulheres que estão na condiçãoreclusas. Para isso, foi feita uma pesquisa de campo, de ordem qualitativa, comencontros semanais, durante dois meses, com as presas selecionadas. A partirdessa pesquisa, foram feitas as análises do corpus recolhido para, finalmente,identificar a identidade leitora de cada uma das cinco detentas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zilma da Silva Gusmão, PUC Minas.

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte,atual UNI-BH, (1992), é pós graduada em Língua Portuguesa, também pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1995) e Didática e Metodologia do Ensino Superior, pela Anhanguera Educacional (2009). É mestra em Linguística e Língua Portuguesa, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012) e doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa, também pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente, é professora na E.E. Francisco Tibúrcio de Oliveira e na Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte, e exerce também a função de coordenadora acadêmica na Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte.

Jane Quintiliano Guimarães Silva, PUC Minas.

Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983), mestrado em Educação (1995) e doutorado em Linguística (2002) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez estágio de pós-doutorado no Teacher College, Columbia University ( 2012), desenvolvendo pesquisa sobre a construção identitária do estudante como leitor na esfera acadêmica. Professora Adjunto III do Departamento de Letras, da PUC Minas, atua na graduação e na Pós-graduação em Letras. Atualmente, é chefe de Departamento de Letras e coordenadora do colegiado de coordenação didática do Curso de Letras da PUC Minas. É líder do grupo de pesquisa, cadastrado no CNPq, Subjetividades e modos de dizer na rede de atividades do cotidiano. Aliado a essa frente de trabalho, Leitura para sempre: ampliando redes de leitores é um projeto de extensão, em curso, voltado para incentivo à leitura e para a formação de agentes de leitura. Tem experiência nas áreas da Linguística Aplicada, da Linguística textual e da Análise do discurso. Seus principais temas de pesquisa são as práticas de linguagem (letramentos) e identidade nas esferas sociais, enfatizando-se o domínio acadêmico e escolar.

Downloads

Publicado

2015-05-05