Desempenho escolar e vulnerabilidade social: análise espacial dos resultados do ideb das escolas de ensino fundamental ii do município de belo horizonte
Keywords:
IDEB, Educação, Ensino fundamental, Indicadores sociais, Vulnerabilidade social.Abstract
Por se apresentar com relevância na esfera social e por ter se consolidado comoinstrumento de monitoramento dos resultados da educação brasileira, esta pesquisaaborda as diferenças significativas nos resultados do Índice de Desenvolvimento daEducação Básica (IDEB). Acredita-se que essas diferenças estão relacionadas avários fatores, destacando-se os pedagógicos, sociais, econômicos e culturais quecaracterizam a rede pública de ensino. Para compreender uma suposta relaçãoentre os resultados do IDEB e a vulnerabilidade social, e se tais fatores interferemno desempenho escolar, o objetivo deste estudo é investigar a relação existenteentre desempenho escolar e vulnerabilidade social, tendo como referência adistribuição espacial dos resultados do IDEB, nas escolas de Ensino Fundamental II,da Rede Municipal, e a expressão espacial do fenômeno da pobreza no Municípiode Belo Horizonte. Os resultados revelaram que a qualidade da educação não estáassociada à localização espacial das instituições, mas sim à afetividade que envolvea comunidade escolar.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.
I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals.