Desempenho escolar e vulnerabilidade social: análise espacial dos resultados do ideb das escolas de ensino fundamental ii do município de belo horizonte

Authors

  • Felipe Vieira Pena Rios PUC Minas.
  • Francis Gary G. de Sales PUC Minas.
  • Rogério Henrique Paiva Freitas PUC Minas.
  • Marcelo Eduardo Zanetti PUC Minas.

Keywords:

IDEB, Educação, Ensino fundamental, Indicadores sociais, Vulnerabilidade social.

Abstract

Por se apresentar com relevância na esfera social e por ter se consolidado comoinstrumento de monitoramento dos resultados da educação brasileira, esta pesquisaaborda as diferenças significativas nos resultados do Índice de Desenvolvimento daEducação Básica (IDEB). Acredita-se que essas diferenças estão relacionadas avários fatores, destacando-se os pedagógicos, sociais, econômicos e culturais quecaracterizam a rede pública de ensino. Para compreender uma suposta relaçãoentre os resultados do IDEB e a vulnerabilidade social, e se tais fatores interferemno desempenho escolar, o objetivo deste estudo é investigar a relação existenteentre desempenho escolar e vulnerabilidade social, tendo como referência adistribuição espacial dos resultados do IDEB, nas escolas de Ensino Fundamental II,da Rede Municipal, e a expressão espacial do fenômeno da pobreza no Municípiode Belo Horizonte. Os resultados revelaram que a qualidade da educação não estáassociada à localização espacial das instituições, mas sim à afetividade que envolvea comunidade escolar.

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Author Biographies

Felipe Vieira Pena Rios, PUC Minas.

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Professor Caetano Azeredo(2007). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia do Crime.

Francis Gary G. de Sales, PUC Minas.

Graduando em Geografia pela PUC Minas.

Rogério Henrique Paiva Freitas, PUC Minas.

Graduando na área de Geografia. Bolsista de Iniciação Científica.

Marcelo Eduardo Zanetti, PUC Minas.

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Graduado (Bacharelado e Licenciatura Plena) em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e na área de Educação, com ênfase em Política Educacional. Atualmente é Chefe do Departamento de Geografia e Coordenador do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Graduação em Geografia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Published

2015-05-05