Instituições de saúde pública em minas gerais: a criação do instituto raul soares (IRS) em belo horizonte - 1922

Autores

  • Luã A. S. Lança PUC Minas.
  • Mário Cléber M. Lanna Júnior PUC Minas.

Palavras-chave:

História da Psiquiatria, Belo Horizonte, Brasil República, Ciências da Saúde.

Resumo

A pesquisa em questão busca compreender a criação do Instituto Raul Soares(IRS), em 1922, na conjuntura histórica das primeiras décadas da República e dacidade de Belo Horizonte, priorizando uma análise sobre as políticas sanitaristas dehigienização e da ciência psiquiátrica nesse período, para relacionar esse processoà implantação do novo sistema de saúde pública, decretado por Oswaldo Cruz eCarlos Chagas, através da disseminação comportamental da higienização e docontrole sobre a ordem social. O contexto em análise refere-se ao debate nacionalentre os homens das letras e das ciências sobre a formação da nação, das teoriasraciais, do tenentismo, e dos embates em torno do sistema político oligárquico. Esteestudo orientou-se pelos preceitos metodológicos da reflexão teórica historiográficae de pesquisas documentais oficiais, almejando responder a questões como: “Quemotivos levaram à criação dessa Instituição na capital mineira?” ou “Que políticas desaúde moldaram a sua construção como iniciativa de caráter moderno?” Apesar deainda estar em andamento, a pesquisa apresenta resultados parciais como: a)argumentos que apontam para verticalidade da criação e da organização do IRS; b)a apresentação do Instituto como um projeto moderno, dentro dos padrões dehigiene e científicos pelos quais a psiquiatria da época se orientava. Confirmaramse,assim, fatos já conhecidos da história nacional, mas revelados de maneiraespecífica dentro do caso mineiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luã A. S. Lança, PUC Minas.

Graduado em História (Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui experiência na área História com: Pesquisa cientifica - bolsa de iniciação a pesquisa pela Fundação de Amparado a Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Exposição museológica; Educação e Aprendizagem com ênfase em ensino de História e Ciências Humanas para Educação dos níveis fundamental, médio e cursos preparatórios para o exame de Vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.

Mário Cléber M. Lanna Júnior, PUC Minas.

Possui graduação em História, Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestrado em História, Universidade Federal Fluminense (1993) e doutorado em História Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, do Curso de História do Instituto de Ciências Sociais, com estudos sobre história social do trabalho, história oral, ensino de história, memória, cidades, instituições e extensão.

Downloads

Publicado

2015-05-05