A implementação da lei 10.639/03 e suas possibilidades no ensino de história

Autores

  • Luciana Silva Araújo PUC Minas.
  • Paulo Ricardo Silva Rodrigues PUC Minas.

Palavras-chave:

Implementação da Lei 10.639/03, Ensino de História, Educação, Diversidade cultural, PIBID.

Resumo

Este trabalho enfatiza a valorização da diversidade cultural e aplicação de diferentesmétodos e abordagens no ensino de História, com vistas à implantação da Lei10.639/03 através dos trabalhos realizados pelos bolsistas do Programa Institucionalde Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da PUC Minas. Estes bolsistas atuaramem uma escola estadual situada na zona oeste de Belo Horizonte, junto a alunos doEnsino Médio. O objetivo principal aqui apresentado é o de despertar o interesse dosalunos para o ensino de História, aliando temas transversais a seu contextohistórico. Tal projeto, além de apresentar uma proposta de trabalho para osconteúdos indicados no 2º parágrafo da Lei, também valoriza o ensino de História,evidenciando seu potencial para a formação cidadã do aluno e desfazendo laçoscom o ensino tradicional dessa disciplina que, muitas vezes, visa apenas o conteúdopara o vestibular, sem articular o passado com a realidade dos discentes. O períodode execução do projeto foi de fevereiro a junho de 2013, e suas propostasconseguiram contribuir para uma formação crítica dos estudantes, além de ajudar nadesconstrução de algumas desigualdades étnicas e sociais ainda presentes emnossa sociedade, cumprindo, assim, com os seus objetivos principais.

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Biografia do Autor

Luciana Silva Araújo, PUC Minas.

Graduando em História pela PUC Minas. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação aDocência (PIBID/CAPES)

Paulo Ricardo Silva Rodrigues, PUC Minas.

Graduando em História pela PUC Minas. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação aDocência (PIBID/CAPES)

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Publicado

2015-05-05