Leitura de texto expositivo para instituir o aluno escritor
Palavras-chave:
Leitura, Compreensão ativa, Texto expositivo e criançaResumo
Este artigo tem por objetivo mostrar, por meio de uma experiência realizada com crianças de terceira série do ensino fundamental, como a leitura de texto expositivo desenvolve a compreensão ativa e serve para instituir o aluno escritor. Inicialmente, o estudo apresenta os pressupostos teóricos sobre a leitura e, em seguida, a metodologia em que se descreve o contexto da experiência e as categorias de análises. Finalmente, expõe as discussões dos dados e algumas considerações resultantes das relações estabelecidas entre os pressupostos teóricos e as análises.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
07-03-2005
Como Citar
SOUZA, Lusinete Vasconcelos de. Leitura de texto expositivo para instituir o aluno escritor. Scripta, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, p. 130–147, 2005. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/scripta/article/view/13912. Acesso em: 9 set. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
- a inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), e
- órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
- todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".