Educação como Prática de Reconhecimento Social: o caso do Projeto Girassol, em Pará De Minas.

Autores

  • Izabella Riza Alves
  • Juliana França Marques Lemos
  • Pablo Alves de Oliveira

Resumo

A presente pesquisa objetiva avaliar se políticas educativas ao uso e abuso de álcool e outras drogas possuem, conforme Paulo Freire, a potência de adequar-se ao princípio básico de que a educação deva contribuir para o reforço da autonomia do ser humano, facilitando o reconhecimento pessoal dos sujeitos como seres sociais, a partir de seu empoderamento dentro da comunidade. A metodologia utilizada consiste na revisão bibliográfica de autores sobre educação democrática e educação em direitos humanos e, também, no estudo de caso do Projeto Girassol através da  análise de documentos do próprio projeto.

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Publicado

2018-08-18

Como Citar

ALVES, Izabella Riza; LEMOS, Juliana França Marques; OLIVEIRA, Pablo Alves de. Educação como Prática de Reconhecimento Social: o caso do Projeto Girassol, em Pará De Minas. Virtuajus, Belo Horizonte, v. 3, n. 4, p. 128–140, 2018. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/virtuajus/article/view/18022. Acesso em: 29 set. 2025.

Edição

Seção

Temática Livre