Norma e reconhecimento
uma análise ético-política à luz de Foucault e Butler
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-3425.2024v9n17p200-207Palavras-chave:
Norma, Poder, Luto, Reconhecimento, ViolênciaResumo
Este artigo tenciona compreender, à luz de uma interlocução entre Michel Foucault e Judith Butler, a composição política de sistemas normativos e os seus desdobramentos. Em Foucault, é possível observar como o discurso se manifesta enquanto produção dos modos de pensar e de agir, corroborando, assim, para a constituição de sistemas que gerenciam os espaços políticos, por meio, inclusive, da interdição das formas não hegemônicas de compreender a realidade, bem como a exclusão dos corpos denunciados à distância da norma. A partir das teses de Butler sobre o enquadramento, verifica-se como a construção política da comoção regula quais vidas podem ser enlutadas e qualificadas como vidas, em oposição às que, em nome da manutenção de zonas inóspitas de precarização. Nesse sentido, temos como objetivo tecer uma relação entre as composições da norma que, de modo sistêmico, atente ao gerenciamento do corpo, pois fabrica dos limites para o seu reconhecimento e as contribuições desse sistema normativo com a manutenção
Downloads
Referências
BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Tradução de Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
BUTLER, Judith. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Tradução de Andreas Lieber. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Ed. Loyola,1996.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza Costa Albuquerque e J. A. Guillon Albuquerque. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017a.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. organização, introdução e revisão técnica Roberto Machado. Edição: 7. ed. Publicação: São Paulo: Paz e Terra, 2017b.
FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Editora Vozes Ltda, 2012.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: O corpo educado: pedagogias da sexualidade. LOURO, Guacira Lopes. Tradução de Tomaz Tadeu Silva. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2019. p.191-219.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thiago Teixeira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.