Imagens de uma sociedade de tecnologia substituída
emergências para um futuro que est´á apenas começando
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1678-3425.2025v10n19p20-37Palavras-chave:
Struttura sociale, Aprrendimento, Educazione, Intelligenza artificiale, Robotica, FantascienzaResumo
O futuro tem um coração antigo, poderíamos dizer parafraseando Carlo Levi (Levi, 1956), e poderia ser contado por meio da descrição contínua como uma resposta à percepção da mudança social. A narrativa surge como uma necessidade quando eventos repetitivos possibilitam a percepção e o registro de mudanças, que nos sistemas sociais modernos se manifestam como invariantes estruturais. Luhmann distingue entre variantes e invariantes na estrutura de sistemas funcionalmente diferenciados, em que os códigos (invariáveis) orientam as comunicações internas e os programas (variantes) permitem a adaptação concreta às contingências externas. A sociedade contemporânea, atravessada por rápidas inovações tecnológicas e novas semânticas, exige novos conceitos e uma reflexão sobre as formas de representar o que muda, o que mudou, o que poderia mudar e o que é invariável. A narrativa se torna uma atividade paradoxal, condicionada pelos limites perceptivos e linguísticos do observador, que só pode construir a realidade com os conceitos à sua disposição. Tópicos atuais, como a inteligência artificial (IA), abalam os sistemas político, jurídico, econômico e ético, gerando políticas de promoção e alarme no público. A IA como substituta em potencial das capacidades humanas estimula reflexões sobre o que distingue e continua a distinguir a inteligência humana da artificial. Portanto, é necessária uma análise das emergências de uma sociedade tecnológica atual, com atenção especial ao sistema educacional e às referências à ficção científica robótica, especialmente às histórias de Asimov, como uma comparação entre o passado imaginado e o presente tecnológico. Ainda a ser discutida é a questão da distinção entre inteligência humana e artificial, e a identificação argumentada dos elementos exclusivamente humanos, ou seja, aqueles elementos que permitem (e esperamos que ainda permitam) que estabeleçamos o que é exclusivamente e irrepetidamente humano e o que é artificial, embora “inteligente”.
Downloads
Referências
BABIC, M.; HEEMSKERK, E.; FICHTNER, J. Who is more powerful – states or corporations? The Conversation. Academic rigour, journalistic flair, 10 jul. 2018. Disponível em: https://theconversation.com/who-is-more-powerful-states-or-corporations-99616. Acesso em: 20 out. 2025.
BAQOYEVA, M. Q.; SHAXINABONU, S. The depiction of future education in Isaac Asimov's science fiction stories. Journal of International Scientific Research, v. 1, n. 4, p. 270-277, 4 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.14497559.
BIANCHINI, F. Autopoiesis of the artificial: from systems to cognition. Elsevier, v. 230, ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.biosystems.2023.104936.
BONFRANCESCHI, A. Fenomenali poteri cosmici... in un minuscolo spazio vitale. Wired, 12 dez. 2023. Disponível em: https://www.wired.it/article/robot-viventi-antrobot-cellule-umane/. Acesso em: 20 out. 2025.
BORUAH, J. School as a social system – a study. International Research Journal of Education and Technology, v. 1, n. 2, p. 26-28, abr./jun. 2020.
CALABRÒ, V. Nuovi modelli di IA: Explainable AI e Hybrid AI. ICT Security Magazine, 25 mar. 2025. Disponível em: https://www.ictsecuritymagazine.com/articoli/nuovi-modelli-di-ia/. Acesso em: 20 out. 2025.
COLLINS, R. Will you stop reading that fool book? "Educational Technology in Asimov's Profession". ENGL306: Science, Technology and Literature, p. 14, 2020.
DELAMARTER, J. Seeing the strange: science fiction, critical pedagogy, and future teachers. Dialogue: The Interdisciplinary Journal of Popular Culture and Pedagogy, v. 11, n. 3, p. 19-30, 2024. Disponível em: https://digitalcommons.unl.edu/dialogue/vol11/iss3/4. Acesso em: 20 out. 2025.
DI VIGGIANO, P. L. Estado digital como diferencia: burocracias e cidadania. Revista da Faculdade Mineira de Direito, v. 27, n. 54, p. 55-75, 23 dez. 2024.
DI VIGGIANO, P. L. L’intelligenza artificiale alla prova dell’etica. Rivista elettronica di Diritto, Economia, Management, a. XIII, n. 4, p. 214-231, 2023.
GIGERENZER, G. Perché l’intelligenza umana batte ancora gli algoritmi. Milano: Cortina Editore, 2023.
GUMUSKAYA, G. et al. Motile living biobots self-construct from adult human somatic progenitor seed cells. Advanced Science, 13 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.1002/advs.202303575.
HUSSAIN, M. The power struggle between MNCs and nation-states. Hindustan Times, 26 jul. 2024. Disponível em: https://www.hindustantimes.com/ht-insight/economy/the-power-struggle-between-mncs-and-nationstates-101721987424342.html. Acesso em: 20 out. 2025.
IANNUZZI, A. Metaverso, digital twins e diritti fondamentali. Rivista italiana di Informatica e Diritto – Sezione monografica: Lo Stato insicuro. Sicurezza e sorveglianza nella cybersocietà, n. 2, p. 1-21, 3 jul. 2024. DOI: 10.32091/RIID0159.
ISHIGURO, H. Qual è la differenza tra umani e robot? The National Museum of Emerging Science and Innovation, 2024. Disponível em: https://artsandculture.google.com/story/qual-%C3%A8-la-differenza-tra-gli-umani-e-i-robot-miraikan-the-national-museum-of-emerging-science-and-innovation/eAUxc7Y7GwXoIw?hl=it. Acesso em: 20 out. 2025.
KOSELLECK, R. Il vocabolario della modernità: progresso, crisi, utopia e altre storie di concetti. Trad. C. Sandrelli. Bologna: Il Mulino, 2009.
KUPFERMAN, D. I, robot teacher. Educational Philosophy and Theory, v. 54, n. 10, p. 1513–1522, 27 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/00131857.2020.1793534.
LEVI, C. Il futuro ha un cuore antico. Torino: Einaudi, 1956.
LUHMANN, N. Sistemi sociali: fondamenti per una teoria generale. Bologna: Il Mulino, 1990.
LUHMANN, N.; DE GIORGI, R. Teoria della società. Milano: Franco Angeli, 1992.
MANCIA, M. Psicoanalisi e neuroscienze: un dibattito attuale sul sogno. Psychiatry Online Italia, 27 dez. 2019. Disponível em: https://www.psychiatryonline.it/psicoterapie/psicoanalisi-e-neuroscienze-un-dibattito-attuale-sul-sogno-2/. Acesso em: 20 out. 2025.
MARSHALL, C. Isaac Asimov predicts the future of online education in 1988 – and it’s now coming true in the age of AI & smartphones. Artificial Intelligence, Education, Technology, 20 maio 2024.
MARZANO, G.; NOVEMBRE, A. Machines that dream: a new challenge in behavioral-basic robotics. Elsevier, v. 104, p. 146-151, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.procs.2017.01.089.
MASI, G. LLM, cosa sono: tutto ciò che bisogna sapere sui large language models. Agenda Digitale, 3 abr. 2025. Disponível em: https://www.agendadigitale.eu/cultura-digitale/competenze-digitali/llm-cosa-sono-tutto-cio-che-bisogna-sapere-sui-large-language-models/. Acesso em: 20 out. 2025.
MICRO, P. T. Che cos’è la sovranità digitale? Trend Micro Italia, 19 ago. 2025. Disponível em: https://www.trendmicro.com/it_it/what-is/data-sovereignty/digital-sovereignty.html. Acesso em: 20 out. 2025.
ROBERTSON, N. The future of teaching? Asimov's three laws and the hypothetical robot teacher. PRISM Journal, v. 4, n. 1, 10 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.24377/prism.ljmu.0401214.
SARZANA DI S. IPPOLITO, F.; NICOTRA, M. Diritto della blockchain, intelligenza artificiale e IoT. Milano: Wolters Kluwer, 2018.
STEPHENSON, N. Snow crash. New York: Bantam Spectra, 1992.
TRAVIEZO-TRIOLO, E. Dream denoising model. International Journal of Dream Research, v. 18, n. 1, abr. 2025. DOI: https://doi.org/10.11588/ijodr.2025.1.106117.
UNIÃO EUROPEIA (UE). Risoluzione del Parlamento europeo del 16 febbraio 2017 recante raccomandazioni alla Commissione concernenti norme di diritto civile sulla robotica (2015/2103(INL)). Bruxelas: Parlamento Europeo, 16 fev. 2017. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/IT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52017IP0051. Acesso em: 20 out. 2025.
VALOVIC, T. Big tech companies are becoming more powerful than nation-states. Metapsychosis, 13 maio 2024.
VERNON, D. M. A survey of artificial cognitive systems: implications for the autonomous development of mental capabilities in computational agents. IEEE Transactions on Evolutionary Computation, v. 11, n. 2, p. 151-180, 2007. DOI: 10.1109/TEVC.2006.890274.
WIKIPEDIA, C. d. Storia della fantascienza. Wikipedia, l’enciclopedia libera, 24 jun. 2025. Disponível em: https://it.wikipedia.org/wiki/Storia_della_fantascienza. Acesso em: 20 out. 2025.
ZANOTTI, L. Intelligenza umana vs intelligenza artificiale insieme. Non invece. ZeroUno Web, 27 set. 2024. Disponível em: https://www.zerounoweb.it/analytics/cognitive-computing/intelligenza-umana-vs-intelligenza-artificiale-insieme-non-invece/. Acesso em: 20 out. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pasquale Luigi Di Viggiano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

