O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço 1,5 entrelinhas; usa uma fonte de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos abaixo no tópico "Normas para Apresentação de Trabalho"

Diretrizes para Autores

Caros autores,

Nosso periódico recebe trabalhos em sistema de fluxo contínuo, com publicação de dois números por ano.

Para submissão de trabalhos vocês deverão efetuar o seu cadastro de usuário no sistema, o que permitirá o acesso e acompanhamento do processo de submissão.

Qualquer dúvida, favor entrar em contato no email cadernos.au@pucminas.br.

Seu trabalho é importante pra nós.

Bom cadastro.

 

EFETUANDO O CADASTRO DE USUÁRIO

No site da revista, entre SUBMISSÕES>SOBRE > SUBMISSÕES ou em CADASTRO e forneça os dados solicitados.

IMPORTANTE: Ao final da página, no item "Cadastrar como", marque a opção "Autor: Pode submeter à revista". Somente marcando essa opção seu acesso será liberado para o envio de arquivos. Você terá um login e uma senha de usuário, que serão usados sempre que você desejar acessar a página da revista. Dentro do sistema, você consegue submeter trabalhos e acompanhar o processo de submissão.

PARA ENTRAR NO SISTEMA

Para acessar seu usuário no sistema, entre na página principal da revista. Você tem duas opções para entrar em sua área restrita: usando o menu "Usuário" no canto direito da página ou clicando na opção "Acesso" no menu superior.

SUBMETENDO TRABALHOS OU ACOMPANHANDO SUBMISSÕES

Uma vez dentro do sistema, você deve clicar na opção "Autor", situada logo abaixo do nome da revista, sendo então direcionando para a página de "Submissões Ativas". Ali você poderá dar início a uma submissão e acompanhar o andamento do processo.

A submissão é dividida em cinco passos a seguir.

Normas para Apresentação de Trabalhos

1. Serão aceitos para apreciação trabalhos das seguintes modalidades:

_artigos de revisão relacionados às diversas áreas temáticas da Arquitetura e Urbanismo;
_artigos de pesquisa, que apresentem novas contribuições para a Arquitetura e Urbanismo;
_artigos associados a dissertações de mestrado e teses de doutorado;
_artigos relacionados ao ensino de Arquitetura e Urbanismo;
_projetos de Arquitetura e Urbanismo, discutidos teórica e metodologicamente;
entrevistas;
_resenhas de livros, artigos e filmes de significativa importância para a Arquitetura e Urbanismo.

2. Só serão aceitos trabalhos inéditos e ainda não publicados.

3. A critério do Conselho Editorial poderão ser aceitos trabalhos que não se enquadrem nos itens acima, considerada a sua especial relevância.

4. Os trabalhos deverão atender as seguintes especificações:

Trabalho digitado em Word, na fonte Arial, corpo 11, entrelinha 1,5 em formato A4, com margens superior, inferior e direita de 2 cm, e margem esquerda de 3 cm.
O trabalho completo (incluindo resumos, notas, ilustrações e referências bibliográficas) deverá ter no mínimo 12 e no máximo 20 páginas.
Título e subtítulo objetivos, de no máximo 50 caracteres, apresentado de modo trilíngue (português/inglês/espanhol).
Caso o trabalho seja decorrente de pesquisas, dissertações, teses ou similares, explicitar em nota de rodapé associada ao título, espaçamento entre linhas simples, como indicado no exemplo a seguir:

Este artigo toma por base investigação em andamento no doutoramento de Maria de Assis, no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob orientação de João Martins.

a)      Nome completo do autor ou autores, complementado com as seguintes informações, indicadas em nota de rodapé (uma para cada autor): Formação/Instituição, titulação, filiação profissional, como indicado no exemplo a seguir:

Arquiteto pela PUC Minas, mestre em Desenvolvimento Urbano pela UFMG, doutorando do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano pela PUC Minas. Professor do Departamento de Expressão Gráfica da PUC Minas.

b)      Resumo do trabalho, apresentado de modo trilíngue (português/inglês/espanhol), contendo no máximo 500 caracteres cada (sem espaços).

c)      Palavras-chaves indicadoras do conteúdo do trabalho (mínimo de 3 e máximo de 5), apresentadas de modo trilíngue. Sugere-se que ao menos duas das palavras chaves tenham um caráter não muito especifico.

d)      Citações e referências bibliográficas devem ser apresentadas segundo as normas da ABNT (ver Padrão PUC Minas de Normalização, em http://www.pucminas.br/documentos/normalizacao_artigos.pdf).

e)      As notas devem ser de rodapé.

f)       As imagens de qualquer natureza (gráficos, figuras, fotos, mapas e outras) devem ser perfeitamente legíveis e apresentadas de duas maneiras:

1. Ao longo do texto, em baixa resolução, numeradas, acompanhadas de legendas específicas, com identificação de fonte (as imagens não podem ter problema de direitos autorais).
2. Cada uma das imagens inseridas ao longo do trabalho deve ainda ser submetida pelo sistema, conforme consta no “Passo 4: Envie Documento Suplementar”. Elas devem estar em formato JPG ou TIF, com tamanho real de no mínimo 1.000 pixels na horizontal e altura proporcional, de modo a garantir boa qualidade para reprodução gráfica. As imagens da versão digital poderão ser coloridas, mas na versão impressa serão em preto e branco.

g)      E-mail do(s) autore(s) para correspondência.

5. A identificação de autoria do trabalho será removida do arquivo pela equipe editorial, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares.

6. Condições gerais:

A colaboração de autores e avaliadores não é remunerada.
O artigo ficará disponibilizado no site dos Cadernos de Arquitetura e Urbanismo por tempo indeterminado, acessível por link direto.

DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE:

Os autores que submeterem seu trabalho concordam com os seguintes termos:

Os autores mantém os direitos autorais de seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação. 

Os autores têm autorização para distribuir a versão do trabalho, publicado nos Cadernos de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas, em outros canais de publicação como em repositórios institucional, capítulo de livro, desde que façam referência à publicação inical desta revista, através do seu hyperlink da publicação online

 

 

Norms to presentation of papers

1. The following kinds of papers will be accepted for evaluation:

review articles related to the various thematic areas of architecture and urbanism;
research articles, that represent new contributions to architecture and urbanism;
articles related to master dissertations and doctoral theses;
articles about the teaching of architecture and urbanism;
architectural and urbanistic designs, theoretically and methodologically discussed;
interviews;
book, article and film reviews of relevance to architecture and urbanism.

2. Only original and unpublished papers will be accepted.

3. The Editorial Board can accept particularly relevant papers not included in the categories mentioned above.

4. Papers must meet the following specifications:

a) Text typed in Word; font Arial, size 11, line space 1.5 in A4 format; top, bottom and right margins of 2 cm and left margin of 3 cm.

b) The whole paper (including abstract, notes, illustrations and references) must have a minimum of 12 and a maximum of 20 pages.

c) Objective title and subtitle, maximum of 50 characters, presented in a trilingual form (Portuguese/English/Spanish).

d) For papers resulting from research, dissertations or theses, it must be indicated in a footnote associated to the title, as indicated in the example below:

This article is based in investigation of ongoing in the doctoral of Maria de Assis, on the Postgraduate Program in Urban Development (UDM) of Federal University of Minas Gerais (UFMG), under orientation of João Martins.

e) Author's or authors' full name(s), with the following information in a footnote (one for each author): qualification / institution, title / institution, professional affiliation, as indicated in the example below:

Architect for PUC Minas, master degree in Urban Development for FUMG, doctoral candidate of Postgraduate Program in Urban Development for PUC Minas, Professor of Expression Graphic Department of PUC Minas.

f) Paper abstract presented in a trilingual form, containing a maximum of 500 characters each (without space).

g) Key words that indicate the paper content (minimum 3 and maximum 5), presented in a trilingual form. We suggest at least two key words have a not very specific character.

h) Quotations and bibliographic references must be presented according the ABNT norms (checking norm pattern of PUC Minas in http://www.pucminas.br/documentos/normalizacao_artigos.pdf ).

i) The notes must be presented as footnotes.

j) The images of any type (graphics, pictures, photos, maps and others) must be perfectly legible in black and white and presented in two ways:

1. Throughout the text, in low resolution, numbered, with specific legends in Times New Roman, size 10, followed by source (pictures cannot have, under any circumstances, copyright claims);

2. Each image inserted along the text must still be put through the system, as shown in "Step 4: Upload supplementary document." The images must be in JPG or TIF format, with a size of at least 1000 horizontal pixels and proportional height so as to ensure good quality for graphic reproduction.

k) Complete mailing address (with zip code) and e-mail of each author, inserted at the end of the paper.

5. The identification of the paper authorship will be removed from the file by the editorial team, thus ensuring the criterion of confidentiality of the journal.

6. General conditions:

The collaboration is unpaid.

The article will be available at the website of Cadernos de Arquitetura e Urbanismo indefinitely, accessible by direct links.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.