Visualização dos Acessos a Fóruns em um Ambiente de Ensino à Distância

Palavras-chave: Visualização de informação. Ensino à distância. E-learning.

Resumo

Dos vários ambientes de aprendizagem virtual de ensino à distância existentes, o Moodle é a plataforma mais utilizada. No entanto, apesar de ser uma plataforma muito completa e flexível para o ensino à distância (EAD), ela não dispõe de ferramentas de fácil utilização para que os docentes possam aferir a interação dos alunos, dispondo unicamente de um módulo de visualização dos registros de utilização. A VAFAE - Visualização dos Acessos a Fóruns num Ambiente EAD é uma ferramenta web que mapeia visualmente esses dados e a sua respectiva análise numérica. De uma forma mais específica, a VAFAE visa auxiliar os docentes a perceber melhor o nível e qualidade de interação dos alunos com os módulos das unidades curriculares de EAD. Este artigo faz um resumo das ferramentas semelhantes existentes, aborda alguns conceitos subjacentes à teoria de visualização de informação e finalmente explica como foi construído o VAFAE e que tecnologias foram usadas.

Biografia do Autor

Cláudio Filipe da Silva Tereso

Licenciado em Informática pela Universidade Aberta e é possuidor de várias certificações Microsoft tendo alcançado o estatuto de MCSE e MCDA, entre outros. Aos 10 anos programava para o Spectrum, na década de 90 teve programas publicados na extinta revista Spooler e é autor dos livros “Redes Locais em Windows 98 & 95” e “Redes Locais em Windows 98 & Me ” editados pela FCA. Tem como áreas de interesse a estatística, visualização de informação e inteligência artificial.

Elizabeth Simão Carvalho, Universidade Aberta

investigadora do CIAC—Centro de Investigação em Artes e Comunicação e docente no DCeT – Departamento de Ciências e Tecnologia, Universidade Aberta. Ela é doutorada em Tecnologias e Sistemas de Informação e mestre em Ciências da Computação, ambos pela Universidade do Minho, Portugal, e licenciada em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade Veiga de Almeida, Brasil. Tem como principais interesses de investigação as áreas de visualização de informação e científica.

Publicado
29-11-2019
Como Citar
Tereso, C. F. da S., & Carvalho, E. S. (2019). Visualização dos Acessos a Fóruns em um Ambiente de Ensino à Distância. Abakós, 7(3), 51-63. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2019v7n3p51-63
Seção
Artigos completos / Full papers