Regimes de Verdade e Discursos na Manutenção de uma Matemática como Instrumento de Exclusão

  • Rodolfo Chaves Instituto Federal do Espírito Santo
  • Mariana dos Santos Cezar Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Nova Venécia
  • Bea Karla Flores Machado Teixeira Universidade Federal do Espírito Santo
Palavras-chave: Matemática. Regimes de verdade. Mitos positivistas. Produção de significados.

Resumo

Neste artigo apresentamos, como resultado de uma pesquisa de abordagem qualitativa, alguns regimes de verdade, sustentados por mitos positivistas. Na investigação, tomamos resíduos de enunciação relativos à Matemática e a discursos que a tomam como dispositivo de controle, logo, de exclusão social. Para tal, utilizamos o método de análise da produção de significados, pertinente ao Modelo dos Campos Semânticos, com o objetivo de produzir significados a regimes de verdade que envolvem discursos voltados à manutenção de uma concepção de Matemática universalista. Como resultado constituímos três núcleos, com suas respectivas estipulações locais, objetos, legitimidades e interlocutores. Daí, verificamos que o núcleo das antíteses aos regimes de verdade positivistas encontra-se diametralmente oposto ao núcleo do Index librorum prohibitorum, e suas estipulações locais são antíteses às estipulações dos dois primeiros núcleos apresentados. Verificamos, ainda, que as estipulações locais do núcleo do Index librorum prohibitorum são sustentadas por mitos positivistas que, acrescidos da ideologia da competência, formam um substrato que nutre sistemas de exclusão dos discursos. Tais discursos, por sua vez, acabam por sustentar as estipulações locais do núcleo das antíteses aos regimes de verdade positivistas.

Biografia do Autor

Rodolfo Chaves, Instituto Federal do Espírito Santo

Docente do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat). Pós-doutorado pelo PPGEFEM-CCNE-UFSM. Doutorado e mestrado em Educação Matemática pela Unesp/Rio Claro.

Mariana dos Santos Cezar, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Nova Venécia

Docente do Ifes, campus Nova Venécia

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Unicamp

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Educimat-Ifes

Bea Karla Flores Machado Teixeira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ
Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Educimat-Ifes

Publicado
29-03-2021
Como Citar
Chaves, R., Cezar, M. dos S., & Teixeira, B. K. F. M. (2021). Regimes de Verdade e Discursos na Manutenção de uma Matemática como Instrumento de Exclusão. Abakós, 9(esp), 74-98. https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2021v9nespp74-98
Seção
Artigos completos / Full papers