Identidade, prática discursiva e construção do ethos do professor de Língua Portuguesa
Resumo
ara este trabalho, levo em consideração que a prática discursiva do professor de Língua Portuguesa está pautada na imagem que ele faz do seu auditório e os efeitos de sentido que o sujeito professor deseja produzir com a sua turma, neste caso, alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular localizada em uma cidade do interior de Minas Gerais. Essas representações podem ser confirmadas ou negadas pelos interlocutores conforme a cena enunciativa permitindo ou não sucesso do projeto argumentativo do professor. Numa abordagem discursiva, em diálogo com Maingueneau (2008) e Amossy (2008), entende-se que o ethos discursivo está diretamente relacionado ao momento da enunciação e à imagem prévia que o auditório possui do enunciador antes mesmo da sua fala. No e pelo processo discursivo, o enunciador atribui a si uma imagem ancorada em representações cristalizadas, estereotipadas que, de certa forma, determinam o sucesso dessa representação em uma cena discursiva. É, nesse sentido, que aqui se busca propor uma articulação entre ethos e posicionamentos identitários para entender que os movimentos (verbais ou não verbais), mobilizados pelo professor, concorrem para a construção de sua imagem no curso de sua enunciação, no âmbito de suas aulas para melhor apreender como esse sujeito se mostra ou se constrói para os seus interlocutores, no caso, os alunos. Sob essa perspectiva, pode-se concluir que toda atividade discursiva está inscrita em contexto social e histórico específico, em que o enunciador, diante de seu projeto de fala, estabelece um contrato comunicativo com o seu auditório, num jogo de relações, capaz de garantir o sucesso do evento discursivo.
Palavras-chave: Identidade. Cena enunciativa. Ethos discursivo.
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Referências
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