QUEM ESCREVE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO? JOSÉ RICARDO PIRES DE ALMEIDA E O LUGAR DA NARRATIVA

  • Rosimar Serena Siqueira Esquinsani Universidade de Passo Fundo / UPF
Palavras-chave: História da Educação, Historiador da educação, Historiografia.

Resumo

O texto examina a versão, em português, do livro obra L'Instruction publique au Brésil: histoire et legislation (1500-1889), de José Ricardo Pires de Almeida, evidenciando suas tendências interpretativas e considerando a mesma como um importante registro pioneiro da história da educação nacional.   Assim, o texto apresenta resultados de uma pesquisa de base bibliográfica, pautada por uma metodologia analítico-reconstrutiva, cujo escopo incide sobre contribuições ao debate acerca de historiadores e da historiografia da educação brasileira.  A obra, em questão, foi examinada a partir do procedimento da análise de conteúdo, utilizando-se a técnica da análise temática.  O artigo organiza-se a partir de dois momentos: a) a contextualização da obra e; b) cinco abordagens evidenciadas pelo autor através de sua obra: o tom ufanista; a perspectiva imperial ou sua aderência a monarquia; o dualismo escolar presente na narrativa; a perspectiva de história comparada e, por fim, às contribuições da obra para a história da educação brasileira.  Concluímos que, apesar do compromisso assumido pelo historiador/autor em relevo com o seu lugar de fala, a obra tem méritos evidentes e, o maior de todos, sistematiza informações acerca da história da educação brasileira, fato pioneiro no período e na abrangência da narrativa.

Biografia do Autor

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo / UPF
Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.  Pesquisadora PQ/CNPq.

Referências

ALMEIDA, José Ricardo Pires de; GUEDES, Maria do Carmo (Coord.). Instrução pública no Brasil (1500-1889): história e legislação. 2. ed. São Paulo: Ed. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2000. 334 p.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Trad. Luiz Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2007.

BLOCH, Marc. Apologia da História, ou, O Ofício de Historiador. Edição anotada por Étienne Bloch. Prefácio de Jacques Le Goff. Apresentação à edição brasileira de Lilia Moritz Schwarcz. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2001.

CERTEAU, Michel de. A operação historiográfica. In: ______. A escrita da história. 3. ed. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Revisão técnica de Arno Vogel. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

FELGUEIRAS, Margarida de Louro. A história da educação na relação com os saberes histórico e pedagógico. Revista Brasileira de Educação. v. 13 n. 39 set./dez. 2008, p. 483-501.

GAY, Peter. O estilo na história. Trad: Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

GONDRA, José. Instrução pública no Brasil (1500-1889). Revista Brasileira de História da Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 189-191, Aug. 2000.

_________. José Ricardo Pires de Almeida. In: BRITTO, Jader de Medeiros; FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque (Orgs.). Dicionário dos educadores no Brasil: da Colônia aos dias atuais. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003. p. 643-647.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão et. al. 5ª ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.

NÓVOA, António. Para que a História da Educação? In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (orgs.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil. Vol. I. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004

VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. História da educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 37-70, Jul 2003.

VIEIRA, Carlos Eduardo. José Ricardo Pires de Almeida entre duas vocações: a política e a ciência. Cadernos de História da Educação – v. 14, n. 3 – set./dez. 2015, p. 753-771.

TAMBARA, Elomar. Problemas Teórico-metodológicos da História da Educação. In: História e História da Educação. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR, 2000.

Publicado
30-05-2019
Seção
TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT - ARTIGOS/ARTICLES