Sobre a Revista
Cadernos de História é uma publicação semestral do Departamento de História da PUC Minas, classificada como A3 na área de História no QUALIS 2017-2020 (Plataforma Sucupira – CAPES).
Foco e Escopo
A Cadernos de História é produzida pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, sob a coordenação do Departamento de História. Dedica-se à divulgação de trabalhos científicos relacionados à área de História por meio de um projeto político-pedagógico que considera indissociáveis os campos do ensino, da pesquisa e da extensão. Seu viés interdisciplinar tem como objetivo promover a reflexão crítica sobre temáticas históricas e áreas afins.
Cobertura Temática
O periódico adota uma política de qualidade e diversidade temática. São publicados dossiês contendo artigos científicos de reconhecida qualidade acadêmica, além de resenhas de livros produzidos por pesquisadores nacionais e estrangeiros da área de História. Alguns números publicados são temáticos, organizados a partir de eventos, atividades específicas de ensino, extensão e pesquisa ou temas comuns aos trabalhos aceitos, bem como edições de temática livre. Publicam-se artigos de alta qualidade escritos por mestres, doutorandos e doutores.
Público-alvo
O público-alvo do periódico é composto predominantemente por profissionais e estudantes da área de História. No entanto, dada a característica multidisciplinar desse campo do saber, o interesse estende-se a profissionais e estudantes de áreas correlatas, como geografia, sociologia, filosofia, antropologia, arqueologia, entre outras.
Política de Acesso Livre
Esta revista fornece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com a premissa de que o conhecimento científico, quando disponibilizado gratuitamente ao público, promove uma maior democratização da informação em âmbito global.
Periodicidade
A Cadernos de História possui periodicidade semestral.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos, recebidos via portal em fluxo contínuo, são avaliados às cegas por, no mínimo, dois pareceristas pertencentes ao Corpo Consultivo de Pareceristas. Os trabalhos aceitos retornam aos autores para os ajustes recomendados, passam por revisões de normalização e de linguagem e têm a versão final novamente verificada pelos autores.
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.