Heavy Metal Made in Minas Gerais

a construção de um movimento headbanger em Belo Horizonte nadécada de 1980

  • Leonardo Henrique Alves de Lima Nascimento Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Gleyber Eustáquio Calaça Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Alexandre Magno Diniz Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Julia Calvo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Palavras-chave: História, heavy-metal, Modernidade

Resumo

O presente estudo analisa como se deu o processo de formação da cena heavy-metal em Belo Horizonte ao longo da década de 1980, verificando como os aspectos sociais locais contribuíram para o surgimento e evolução do gênero na capital mineira. O trabalho baseia-se em entrevistas elaboradas junto aos membros das bandas protagonistas da cena e levantamento de publicações sobre o tema no jornal Estado de Minas. Os resultados indicam que o heavy-metal de Belo Horizonte conciliou as características da cidade com aquelas do próprio movimento, dando origem a uma construção cultural específica, que daria à metrópole mineira o título de capital sul-americana do metal extremo.

Biografia do Autor

Leonardo Henrique Alves de Lima Nascimento, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Técnico em administração e negócios pelo SENAC-SP (2012), atualmente cursando graduação em história pela Pontifícia Universidade Católica Minas Gerais (PUC-MG), foco na área de história, história cultural e em praticas docentes.
Gleyber Eustáquio Calaça, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Graduando em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG, com previsão de término para 2018. Atualmente é monitor dos estágios obrigatórios do curso de Geografia - Licenciatura da PUC MG e membro do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, com previsão de término de contrato para ambos em dezembro de 2016.
Alexandre Magno Diniz, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Possui Graduação em Publicidade e Propaganda pela PUCMinas (1990), Mestrado em Geografia - Kansas State University (EUA) (1994), Doutorado em Geografia - Arizona State University (EUA) (2002) e Pós-Doutorado em Geografia - McGill University (Canadá) (2009). Pesquisador Visitante Curtin University (Perth-Austrália) (2018) e Université Lille (França) (2018). Atualmente é professor adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUCMinas. Tem experiência na área de Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia do Crime e da Violência, Geografia Urbana e Geografia Regional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Geografia da PUCMinas entre 2009 e 2016. Pesquisador Mineiro - FAPEMIG. Membro da comissão de avaliação da Geografia na CAPES no quadriênio 2013-2016. Coordenou junto com Jupira Mendonça o núcleo RMBH do Observatório das Metrópoles entre 2015 e 2017.
Julia Calvo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Doutora em Ciências Sociais pela PUC Minas, Mestre em Educação pela UFMT, Graduada e licenciada em História pela PUC Minas. Atualmente é professora adjunto IV da PUC Minas e pesquisadora do Instituto Histórico Israelita Mineiro. Desenvolve pesquisas no campo da História, Memória e Patrimônio Cultural, Educação e presença judaica em Minas Gerais, século XVIII e nas primeiras décadas do século XX, em Belo Horizonte. Coordenou, participou e orientou pesquisas na PUC Minas e no Instituto Histórico Israelita Mineiro. Foi coordenadora da área de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) entre 2012 e 2018, atualmente está na coordenação da área de História do Programa Residência Pedagógica/CAPES na PUC Minas. Pela PUC Minas já coordenou também os Projetos e Programas de Extensão Despertar, Bolsa Dignidade, Diálogos com o cidadão, Parlamento Jovem e Espaço Dignidade e Cidadania.

Referências

AVELAR, Idelber. Figuras da violência: Ensaios sobre narrativa, ética e música popular. – Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: A busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003. p.15-17.

CALVO, Júlia. Entre Fazer a América e Construir a Cidadania: os judeus em Belo Horizonte nas primeiras décadas do Século XX. Tese defendida no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Orientadora: Dra. Léa Guimarães Souki. Co-Orientador: Dr. Tarcísio Rodrigues Botelho. Belo Horizonte, 2014 (não publicada). Disponível em <http://www.biblioteca. pucminas.br/teses/CiencSociais_CalvoJ_1.pdf>.

____.Belo Horizonte das primeiras décadas do século XX: entre a cidade da imaginação à cidade das múltiplas realidades. In.:Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 14, n. 21, out. 2013.p.p. 71-93.

CIRINO, Caio. Heavy Metal Brasil na década de 1980: a rebelião headbanger nos subterrâneos da modernidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós- Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2012.

COELHO, Patrícia. Batendo cabeças: educação estética e política tecidas a partir do Heavy Metal. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação).

CAETANO, Paulo. Entrevista concedida a Leonardo Henrique Alves de Lima Nascimento; Gleyber Eustáquio Calaça Silva. São João Del Rei, 9 jun. 2017.

CALAÇA, Gleyber Eustáquio; NASCIMENTO, Leonardo Alves; DINIZ, Alexandre Magno. Na trilha do metal: a construção de terriotorialidades das bandas de heavy metal em Belo Horizonte nos anos 1980 / On metal tracts: the construction of terriotorialities of heavy metal bands in Belo Horizonte during the 1980s. Caderno de Geografia, Belo Horizonte, v. 28, n. 54, p. 650-673, jul. 2018.Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/geografia/ article/view/17939>. Acesso em: 03 set. 2018.

CAVALERA, Max. My Bloody Roots. Rio de Janeiro: Agir, 2013, p. 44.

DHEIN, Gustavo. A besta que se recusa a morrer: identidade, mídia, consumo e resistência na subcultura heavy metal. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, 2009.

DA SILVA, Bernard. Mundo metálico belenense e política cultural: declínio e reorganização do heavy metal paraense (1993-1996). 2014. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

DAYRELL, Juarez. Juventude, Grupos Culturais e Sociabilidade. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2004.

ENCYCLOPEDIA METALLUM.The Metal Archives. Disponível em: Acesso em set. 2016.

ESTADO de Minas. A violência do rock silenciou a inspiração junina. Estado de Minas, Belo Horizonte, 10 de jun. de 1982, p.08.

FRAGA, Hélio. Ciranda e Rodinhas. Estado de Minas, Belo Horizonte. 1985 p.7

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o Breve Século XX. (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

JULIÃO, Leticia. Belo Horizonte: itinerários da cidade moderna (1891-1920). Dissertação apresentada no curso de mestrado do Programa de pós Graduação em Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da UFMG. Orientadora: Carla Maria Junho Anastasia, 1992. p52.

JANOTTI JR., Jeder. HEAVY METAL: o Universo tribal e o espaço dos sonhos. 1994. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Universidade Federal de Campinas, Campinas, 1994

PAIVA, Eduardo França (org). Belo Horizonte: histórias de uma cidade centenária. Belo Horizonte: Faculdades Integradas Newton Paiva, 1997.

PARREIRAS, Elisabeth Guerra. Belo Horizonte: uma economia de serviços. In.: Cadernos de História. Belo Horizonte: V.8, N. 10, jul-dez/2006. p.p. 110-121.

_____. Cidades da América Latina: Modernas ou modernizadas. In.:Cadernos de História. Belo Horizonte: out/1997. p.p. 49-56.

TUAN, Yi-Fun. Espaço & Lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.

VILLAÇA, Flavio. Espaço intra-urbano no Brasil. 2 ed. São Paulo: Studio Nobel/Fapesp, 2012.

VH1's Heavy: The Story of Metal. Direção de Michael John Warren. Nova Iorque: VH1, 2006.

Publicado
05-03-2020
Como Citar
Nascimento, L. H. A. de L., Calaça, G. E., Diniz, A. M., & Calvo, J. (2020). Heavy Metal Made in Minas Gerais. Cadernos De História, 20(32), 180. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/18352
Seção
TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT - ARTIGOS/ARTICLES