Malinche: o poder do feminino no entrecruzamento de Literatura e História a propósito de O que querem os deuses

  • DÓRIS HELENA Soares da Silva Giacomolli UFPEL- UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS-RS
  • Neuza Maria Correa da Silva Universidade Federal do Rio Grande
Palavras-chave: Malinche, Literatura, História, O que querem os deuses, Representação feminina.

Resumo

Há relações entre literatura e história referentes ao entrecruzamento dos discursos histórico e literário, no âmbito de diferentes gêneros. Esse é um estudo sobre a obra literária O que querem os deuses de Dóris Giacomolli que vem recontar uma nova versão dos fatos históricos e reviver a figura de Malinche em um mundo fictício em que essa passa a habitar e a promover um intenso diálogo entre a literatura e a história, apagando as possíveis e frágeis fronteiras entre as duas, uma vez que a personagem leva com ela o tempo, os vestígios e artefatos históricos, estendendo-se por uma tênue linha que separa a realidade objetiva da realidade ficcional. Apesar dos “esquecimentos,” das heterogeneidades, dos recuos e disjunções em torno da figura de Malinche, pode-se perceber que o que se procura esconder sobre sua figura teve importância capital. O romance O que querem os deuses, ao recuperar sua memória, e ao fazê-la ultrapassar o portal entre história e literatura, permite que Malinche carregue consigo uma representação feminina que se re-constitui nas relações estabelecidas de poder.

Biografia do Autor

DÓRIS HELENA Soares da Silva Giacomolli, UFPEL- UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS-RS

 

Mestre em Literatura comparada da Universidade Federal de Pelotas

dorishssg@gmail.com

Neuza Maria Correa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

  http://lattes.cnpq.br/7056089440266618

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas (1989), graduação em Bacharelado em Ecologia pela Universidade Católica de Pelotas (2003), Mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2006) e Doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2009). Atualmente é docente - Docente e Supervisora Pedagógica do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Campus Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na área ambiental, atuando na Educação Ambiental Formal, Não Formal e Informal.

Referências

BURKE, Peter. O que é História Cultural? Tradução de Sérgio Goes de Paula. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2004, p. 169-191.

CONNELL, R. W. La Organización Social de la Masculinidad. In: VALDÉS, Teresa; OLIVARRÍA, José (eds.). Masculinidad/es: Poder y Crisis. Santiago: Ediciones de las Mujeres, 1997, p. 31-48.

CORTÉS, Hernán. Letters from Mexico. Edited and translated by Anthony Pagden. Introduction by J. H. Elliott. New Haven, CT: Yale University Press, 1986.

DÍAZ DEL CASTILLO, Bernal. Edición a partir de: Díaz del Castillo, Bernal. Historia verdadera de la conquista de la Nueva España. Tomo I. Madrid: Imp. de Don Benito Cano, 1795. Biblioteca Saavedra Fajardo, 2005

GIACOMOLLI, Dóris. O que querem os deuses. Rio Grande do Sul, 2018.

GINZBURG, Carlos. Relações de força: história, retórica e prova. São Paulo: Cia das Letras, 2002.

ROBIN, Régine. A memória saturada. SP: Campinas: Unicamp, 2016.

SEGER, Magda Fabiane. La Malinche, D. Marina: a “lengua” de Cortés segundo o “Lienzo de Tlaxcala” São Leopoldo, 2014. Disponível no link: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4253

WHITE, Hayden. O texto histórico como artefato literário. In: _____. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. São Paulo: EDUSP, 1994. [pp. 97-116].

Publicado
05-03-2020
Como Citar
Soares da Silva Giacomolli, D. H., & Correa da Silva, N. M. (2020). Malinche: o poder do feminino no entrecruzamento de Literatura e História a propósito de O que querem os deuses. Cadernos De História, 20(32), 74. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/20213
Seção
TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT - ARTIGOS/ARTICLES