Seis desafios para a historiografia do novo milênio

  • José D'Assunção Barros UFRRJ
Palavras-chave: Historiografia; Interdisciplinaridade; Criticidade; História Pública; Escrita Historiográfica.

Resumo

A palestra – proferida na Pontifícia Católica Universidade de Minas Gerais em sete de novembro de 2019 – procura refletir criticamente sobre a historiografia contemporânea, identificando seus principais desafios e demanadas. Após uma breve comparação com as demandas dos dois séculos anteriores, a palestra segue discutindo sucessivamente aqueles que podem ser considerados os seis principais desafios da historiografia para as próximas décadas: a responsabilidade social, a criatividade na escrita, as novas interdisciplinaridades, a variedade de suportes, a abragência de públicos e a transferência criticidade.

Biografia do Autor

José D'Assunção Barros, UFRRJ

Professor-Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História; Professor do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense.

Publicado
05-09-2020
Como Citar
Assunção, J. (2020). Seis desafios para a historiografia do novo milênio. Cadernos De História, 21(33), 45. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/21827
Seção
CONFÊRENCIAS/CONFERENCES