Um breve balanço acerca da história da formação docente no Brasil à luz da teoria das representações sociais
Resumo
O presente estudo foi um recorte de nossa dissertação e tem como finalidade problematizar a formação docente e suas representações sociais, constituídas ao longo dos processos sócio-históricos da educação. E para uma melhor sistematização desse balanço histórico, delimitamos como objetivos específicos: localizar a formação docente entre o período colonial e imperial; Apontar os avanços e recuos da formação entre o período republicano e ditadura militar e por fim refletir acerca das rupturas e continuidades da formação pós ditadura até os anos 90, que é o momento que se delineia uma concepção de formação docente que tem se perpetuado hodiernamente. Para isso, buscamos a partir de uma metodologia de caráter bibliográfica com base em Saviani (2004), Manacorda (2004) Paiva (2003), Vicentini e Lugli (2009), Villela (2003), entre outros autores e com base nos fundamentos epistemológicos apoiados na Teoria das Representações Sociais sob a égide de Moscovici (1978) e Jodelet (2001), propondo assim uma aproximação do movimento dialógico, complexo e crítico da história da educação brasileira e pontuando especificamente algumas reflexões acerca da docência e das suas respectivas representações constituídas socialmente e historicamente. Assim, podemos apontar que as representações sociais de docência estão atravessadas pelos processos de significação e ressignificação social que são atravessados pela realidade, pela historicidade e pelos projetos societários em disputa.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei 15 de outubro de 1827. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO, Natal, v. 36, n. 22, p. 240-242, set/dez. 2009.
________. Colleção das Leis do Império do Brasil. Lei. N. 16 de 12 de Agosto de 1834. Parte 1. 64p. Disponível em: http://bd.camara.gov.br/bd/handle/bdcamara/18462. Acesso em 28 de março de 2016.
________. Lei n° 5.540, de 28 de Novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em 21 Julho de 2016.
________. Lei n° 5.692, de 11 de Agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em 21 Julho 2016
________. Lei n° 9.394: Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acessada em: 10 de Março de 2016
COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República: momentos decisivos. 4.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
FAUSTO, Boris. Getúlio Vargas: o poder e o sorriso. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História de educação brasileira. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: ______. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001, p. 17-44.
MANACORDA, M.. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2004.
MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 56, n. 150, p. 407-425, maio/ago. 1984.
MELO, Elda Silva do Nascimento. Campo social e representação social da formação docente: o olhar dos agentes. Natal, RN, 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós Graduação em Educação.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
________. Representações sociais: Investigações em Psicologia Social. 9 Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
NOVOA, Antônio.(Org.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
PAIVA, José Maria de. Educação Jesuítica no Brasil Colonial. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de Educação no Brasil. 3ª ed. Belo Horizonte/MG: Autêntica, 2003, p. 43-59.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 8a. ed. São Paulo: Cortez. Autores Associados, 1985
________. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. (Coleção memória da educação).
________. Formação de Professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 40, jan./abr. 2009.
_________ et al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004. 224 p.
SOARES, Maria Clara Couto. Banco Mundial: políticas e reformas. In__ TOMASI, Livia de; WARDE, Mirian Jorge; HADDAD, Sergio. (Orgn). O Banco Mundial e as políticas educacionais. 6 ed. São Paulo: Cortez, p. 15-38.
SOËTARDE, Michel. Johann Pestalozzi. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 112 p. (Coleção Educadores). Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4681.pdf> Acesso em: 20 de Abril de 2015.
TANURI, Maria Leonor. História da Formação de Professores. Revista Brasileira de Educação. Mai/Jun/Jul/Ago 2000 n. 14. p. 61-88.
VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosário Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.
VILLELA, Heloisa de O. S. O mestre-escola e a professora. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de Educação no Brasil. 3ª ed. Belo Horizonte/MG: Autêntica, 2003, p. 95-134.
Copyright (c) 2022 Cadernos de História

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".