Os intelectuais da Escola Superior de Guerra e a vitória do Ocidente: do júbilo ao desconforto (Intellectuals of the War College and the Victory of the West: of the Joy to the discomfort) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2014v15n22p114

  • Luiz Claudio Duarte Universidade Federal Fluminense (UFF).
Palavras-chave: Guerra Fria, Estratégia, Autonomia de doutrina e equipamentos.

Resumo

Analisando documentos publicados pela Escola Superior de Guerra e por alguns dos seus intelectuais, na primeira parte deste texto discute-se a atuação dos intelectuais civis e militares na construção da identidade do Brasil como país ocidental de valores democráticos e cristãos. Na segunda parte, reflete-se sobre o processo histórico no qual a geoestratégia estadunidense ressignificou os conceitos de Ocidente e Hemisfério Ocidental e a adesão da Escola Superior de Guerra à política de alinhamento automático com os Estados Unidos. Na parte final, abordam-se as contradições dos intelectuais da Escola Superior de Guerra que, por um lado, rejubilaram-se pela vitória do “mundo livre” diante do “perigo vermelho”, mas por outro, desencantaram-se e mesmo revoltaram-se com os planos econômicos e estratégicos da superpotência assumida pelos Estados Unidos para os “países fracos”. Procura-se demonstrar que no contexto posterior à Guerra Fria os intelectuais da Escola Superior de Guerra passam a defender, para as Forças Armadas brasileiras, a busca da autonomia doutrinária e de equipamentos frente ao antigo aliado e manifestam clara hostilidade ao neoliberalismo e ao que consideram processo de enfraquecimento do Estado nacional e fragilização da soberania.

 

Abstract

The article seeks to analyse documents published by the Escola Superior de Guerra – War College Brazil – and by   some of itsintellectuals. The  first part of this text discuss the performance of the  civilian and military intelectuals in the construction of the  identiy of  Brazil as  a Western country carry bydemocratic and Christians values.   The second part exames the historical process in which the U.S.A geostrategic re-signifiedthe concepts of the West and the Western Hemisphere and the accession of Escola Superior de Guerra to an automatic alignment policy with the U.S.A. The final part of the article addresses the contradictions of the intellectuals from the Escola Superior de Guerra   that,  on one hand, rejoiced the victory of the " free world”  before the " red scare", but, on the other hand , are disenchanted and even revolted against  the economic  and strategic plans assumed by the U.S.A superpower over the “weak states” condition.  Finaly, this article seeks to demonstrate that, in the post-Cold War context, intellectuals of the Escola Superior de Guerra starts to defend, to the Brazilian Armed Forces, the pursuit of an autonomous doctrine and equipment in the face of the  former ally, expressing a clear hostility to neoliberalism and to  what they consider the process of weakening the State and weakening of national sovereignty.

Keywords: Cold War; Strategy; Autonomy of the doctrine and equipments.

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Biografia do Autor

Luiz Claudio Duarte, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia de Campos (1985), Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1999 - CAPES 7) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2012 - CAPES 6). Professor e Chefe do Departamento de História [CHT] do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense. Coordenador do Núcleo de Pesquisa Sobre História e Poder (NUPHISP) e do Grupo de Pesquisa Sobe História Militar, Poder e Ideologia cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq (GPHISMPI). Participo, como professor/facilitador, do projeto de extensão: Curso de Formação Histórica e Política para Estudantes da Área de Saúde , coordenado pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em convênio com o Ministério da Saúde Secretaria da Gestão Estratégica e Participativa. Tenho experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República (a partir de 1930), atuando principalmente nos seguintes temas: História do Capitalismo, História das Ideias Econômicas e Políticas e História de Gênero. Presentemente dedico-me ao estudo da História da Ditadura e da Transição Política, História Militar, História do Pensamento Militar e História da Escola Superior de Guerra.

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Publicado
30-05-2014
Como Citar
DUARTE, L. C. Os intelectuais da Escola Superior de Guerra e a vitória do Ocidente: do júbilo ao desconforto (Intellectuals of the War College and the Victory of the West: of the Joy to the discomfort) - DOI: 10.5752/P.2237-8871.2014v15n22p114. Cadernos de História, v. 15, n. 22, p. 114-134, 30 maio 2014.
Seção
Dossiê - Artigos: 50 anos do Golpe Civil-Militar no Brasil