Marketing in a socially connected world: the impact of value on sharing of commercial videos

  • Cid Gonçalves Filho Programa de Mestrado e Doutorado em Admininistração da Universidade FUMEC
  • Gustavo Quiroga Souki Programa de Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA
  • Daniel Fagundes Randt Programa de Mestrado e Doutorado em Admininistração da Universidade FUMEC
  • Flávia Braga Chinelato CENTRUM Católica Graduate Business School, Lima, Perú - Pontificia Universidad Católica del Perú, Lima, Perú
Palavras-chave: viral marketing, commercial video sharing, digital marketing

Resumo

O marketing viral oferece respostas para a estruturação e disseminação de informações rápidas e em larga escala em favor de conteúdo, produtos e suas marcas. Sustentado pelo crescimento de usuários tecnológicos, redes sociais e tecnologia móvel, visualização de vídeos, postagens e compartilhamento, o marketing viral tornou-se uma ação cotidiana. Assim, as organizações começaram a produzir vídeos comerciais e divulgá-los nas redes sociais, onde os usuários compartilham o que se identificam. Lister (2018) destaca que um vídeo compartilhado socialmente gera 1.200% mais compartilhamentos do que o texto e as imagens combinados. O vídeo é uma tendência em termos de comunicação on-line, pois milhões de dólares são gastos nesses esforços para persuadir e gerar um impacto mensalmente na meta de seu público (Lister, 2018). No entanto, a maioria dos estudos sobre compartilhamento de vídeo está relacionada ao conteúdo do consumidor, e não ao conteúdo gerado pela empresa. Nesse sentido, o objetivo central deste estudo é identificar os antecedentes do compartilhamento comercial de vídeos e seu impacto nas atitudes dos consumidores. Os vídeos que foram vistos principalmente no YouTube em 2017 e as marcas mais lembradas foram selecionados como corpus da pesquisa. Foram coletados 368 questionários, precedidos pela visualização dos vídeos selecionados. Os resultados revelam impactos significativos do valor do entretenimento e do valor da utilidade com a intenção de compartilhar vídeos, mas o valor social não tem impacto significativo. Nesse sentido, este estudo contribuiu com a identificação de estratégias de conteúdo e persuasão para as empresas, a fim de obter mídia com o compartilhamento de vídeos comerciais, que todos os dias representam mais uma parcela maior do orçamento de comunicação das organizações.

Biografia do Autor

Cid Gonçalves Filho, Programa de Mestrado e Doutorado em Admininistração da Universidade FUMEC
Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983). Foi Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Fumec 2014-2015. É Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Admininistração da Universidade FUMEC. É professor titular do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração e professor titular/pesquisador da Universidade FUMEC desde 2004. Autor de livros e artigos publicados nacional e internacionalmente. Recebeu premiações nacionais nacionais e internacionais. Foi professor visitante do MIT a atuou como assistente de pesquisa em Harvard do projeto PIRP, através da NESTBOSTON. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia e Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, comportamento do consumidor, marcas, lealdade e empreendedorismo/inovação. Linha de Pesquisa: Estratégia e Tecnologias em Marketing
Gustavo Quiroga Souki, Programa de Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário UNA

Dr. Gustavo Quiroga Souki is Professor of Marketing and Strategy in the Master´s Program in Business Administration of Centro Universitário Una. He holds a DSc in Business Administration from the Federal University of Lavras, Brazil. He has published over 60 articles in academic journals and made numerous presentations at international conferences. He is CEO of Souki – Research, Strategy and Marketing, where he conducts research and consulting for public and private organizations.

Daniel Fagundes Randt, Programa de Mestrado e Doutorado em Admininistração da Universidade FUMEC

Possui graduação em Administração pela Universidade FUMEC (2007), MBA em Controladoria, Finanças e Auditoria pela FGV MG (2010) e Mestrando em Administração Estratégica também pela Universidade FUMEC (desde 2015). Atualmente é Controller R&D (Coordenador Administrativo financeiro do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento) - Iveco Latin América. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Controladoria financeira e auditoria. Exercendo funções diversas em todo contexto da Controladoria financeira, bem como Controles Internos (SoX), Controle de Investimentos, construção de Business Cases, Reporting (IFRS e USGAAP), Planejamento e estruturação de orçamento e seu respectivo monitoramento contábil, avaliando todos os impactos economicos e patrimoniais.

Flávia Braga Chinelato, CENTRUM Católica Graduate Business School, Lima, Perú - Pontificia Universidad Católica del Perú, Lima, Perú
PhD in Administration from FUMEC University. Master in Business Administration from FUMEC University. Specialist in Strategic Marketing Management, Strategic Logistics, and Business Management.
Publicado
30-10-2019
Seção
Artigos