O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Os artigos devem ser escritos por alunos de programas de pós graduação.
  • Serão aceitos artigos até com cinco autores, mas pelo menos um deles deve possuir doutorado;
  • Alunos de graduação poderão publicar artigos, somente em co-autoria com professores Doutores;

Diretrizes para Autores

Normas de Publicação

1 - Para assegurar o anonimato, enviar em folha à parte o título, nome do(a) autor(a), formação acadêmica, titulação máxima, nome da instituição, função, e-mail, telefone e endereço para o contato e número de ORCID (se for o caso).

Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

2 - Os artigos submetidos devem ser inéditos.

3 - Os textos devem seguir as seguintes especificações técnicas:

• Formato  World espaçamento 1,5  fonte Times New Roman e corpo 12;

artigos de revisão: Os artigos de revisão devem ser avaliações críticas sistematizadas da literatura sobre determinado assunto que se relaciona com a proposta da revista, não somente revisões bibliográficas. O texto deve ser baseado em revisão atualizada da literatura (máximo de 25 páginas e cinco ilustrações). Deve conter um resumo em Português e um em Inglês, contendo entre 100 e 250 palavras e 3 a 6 palavras-chave;

artigos científicos: Os artigos devem ser originais sobre temas que se relacionam com a proposta da Revista. Os trabalhos devem apresentar resultados de pesquisa empírica, teórica experimental ou conceitual (máximo de 25 páginas e cinco ilustrações). Deve conter um resumo em Português e um em Inglês, contendo entre 100 e 250 palavras e 3 a 6 palavras-chave;

nota de pesquisa: Apresentação de análises prévias de pesquisas, cujos resultados sejam relevantes (máximo de 5 páginas e três ilustrações);

resenha: Revisão crítica de livros nacionais publicados nos últimos três anos e livros internacionais publicados nos últimos cinco anos (máximo de 5 páginas);

debate: Ensaios teóricos opinativos sobre temas relacionados às Ciências Sociais, seguidos de avaliações de autores convidados pelo editor e de resposta do autor do artigo principal (máximo de 15 páginas e cinco ilustrações).

• As demais especificações devem seguir as normas da ABNT publicadas em http://www.pucminas.br/documentos/normalizacao_artigos.pdf;

• Imagens e ilustrações poderão ser inseridas no corpo do próprio texto, guardado o limite máximo de 2,5 MB.

• Imagens e ilustrações poderão ser coloridas, mas deve-se considerar diferenças para impressão preto e branco.

4 - Para evitar endogenia:

A Comissão Editorial deve cuidar para que também sejam publicados artigos de autores externos à PUC Minas, especialmente de pesquisadores de programas de pós-graduação stricto sensu. Para tal, é necessária uma ampla divulgação da revista.

5- Normalização do Periódico

Artigos/ensaios originais: a revista recebe ensaios bibliográficos, artigos originais, ponto de vista, resenha e divulgação de projetos de pesquisa (notas de pesquisa).

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.