COMO A NEUROPSICOLOGIA PODE CONTRIBUIR PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E/OU AUTISMO?

Vitor Geraldi Haase

Resumo


Introdução: A neuropsicologia do desenvolvimento investiga as bases neurais do comportamento humano no cérebro em desenvolvimento. Neste artigo revisamos as aplicações potenciais da neuropsicologia do desenvolvimento à educação de pessoas com deficiência intelectual e/ou autismo. Método: Revisão bibliográfica não-sistemática e análise conceitual: Resultados: Três aspectos principais são discutidos: a) A caracterização dos fenótipos cognitivos contribui para construção de expectativas realistas. Os dois principais fenótipos cognitivos, comprometendo respectivas funções lingüísticas e não verbais são descritos e suas implicações educacionais são discutidas; b) O treinamento comportamental de pais possibilita a instauração de sistemas disciplinares eficientes e não-coercivos. A abordagem comportamental permite caracterizar as funções dos comportamentos inadequados, substituindo-os por comportamentos mais adaptativos sem fazer uso de punição; c) As intervenções diagnósticas, terapêuticas e educacionais devem ser planejadas e implementadas a partir de uma perspectiva biopsicossocial. O modelo biopsicossocial proposto pela Organização Mundial da Saúde é apresentado como um arcabouço possível. Conclusões: A transição demográfico-epidemiológica aumentou o contingente de indivíduos com condições crônicas de saúde, tais como transtornos do neurodesenvolvimento. Essas condições se associam a necessidades diagnósticas, terapêuticas e educacionais complexas, requerendo atendimento multidisciplinar. A neuropsicologia é uma área do conhecimento que pode contribuir para a educação dessas pessoas.

 


Palavras-chave


Neuropsicologia. Cognição. Adaptação psicossocial. Fenótipo cognitivo. Treinamento de pais. Deficiência intellectual. Autismo

Texto completo:

PDF


Av. Dom José Gaspar, 500 • Prédio 6 • Fone: (31) 3319-4188

Coração Eucarístico • Belo Horizonte • Minas Gerais - Brasil

CEP.: 30535-901 • Cx. Postal: 2686

ISSN 2175-7003