INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • Bianca de Macedo Abreu Universidade do Estado do Rio de Janeiro/FFP

Resumo

Inclusão e acessibilidade são termos muito comuns na Educação Especial. No cenário atual de pandemia, evidenciamos a inclusão e acessibilidade digital, das tecnologias de informação e comunicação (TICs), ou seja, do acesso aos ambientes virtuais. Este trabalho relata as dificuldades encontradas para o desenvolvimento das práticas educativas, com os alunos com necessidades especiais (NEE), atendidos na Sala de Recursos de uma escola estadual, localizada no município de Niterói/RJ, visto que, a universalidade na questão do ensino, na modalidade que está sendo oferecida, torna-se excludente para os que não têm acesso a equipamentos eletrônicos e à internet. As desigualdades nos diversos âmbitos da Educação existem, porém tornaram-se mais evidentes as sociais com a questão tecnológica. E neste primeiro trimestre de isolamento social, as ações da professora da sala de recursos focaram-se na interação com o discente e sua família, a fim de acompanhar o acesso às propostas colocadas na plataforma pelos professores da turma e o desenvolvimento destas, para melhor adequar as questões curriculares.

Publicado
05-07-2020
Seção
ARTIGOS/ARTICLES