O DIA DEPOIS DE AMANHÃ – NA REALIDADE E NAS MENTES – O QUE ESPERAR DA ESCOLA PÓS-PANDEMIA?

  • Lenise Maria Ribeiro Ortega
  • Vitor Fiuza Rocha

Resumo

A intenção deste artigo é refletir sobre o campo educacional, tendo como motivação as inquietações que a pandemia do coronavírus trouxe ao mundo, em especial aos educadores. Inicialmente, contextualiza-se o cenário social, político e econômico durante a pandemia e apresentam-se os impasses que o fechamento das escolas provocou. Questionam-se os desafios, as exigências e as oportunidades que o cenário pandêmico revelou. Em seguida, discute-se a educação escolar e sua relação com a tecnologia, compreendida sob a lente histórico-cultural vigotskiana. Considerou-se o homem como transformador do mundo social. Por sua vez, a educação atua como agente central na transformação das futuras gerações. Conclui-se que a pandemia impôs uma mudança paradigmática à educação escolar que tem seu maior ponto de apoio na tecnologia digital e na capacidade de adaptação dos professores e gestores.

Publicado
06-07-2020
Seção
ARTIGOS/ARTICLES