EVOLUÇÃO DA VELOCIDADE DE LEITURA AO LONGO DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Cristina Leitão
  • Renata Mousinho

Resumo

A velocidade de leitura é uma competência importante a ser avaliada, dada sua correlação com a fluência e a compreensão leitora. Esta última, objetivo principal da leitura, é fundamental à aprendizagem e ao bom desenvolvimento escolar. O objetivo deste trabalho é acompanhar a evolução e desenvolvimento da velocidade de leitura oral ao longo do primeiro ciclo do ensino fundamental, através de estudo longitudinal, mediante comparações entre o nível de leitura de um determinado ano com o ano subsequente. A amostra foi formada por 40 crianças em desenvolvimento típico, avaliadas do 2º ao 6º ano do ensino fundamental, e a velocidade de leitura foi calculada pelo número de palavras lidas por minuto. Os resultados demonstraram alta significância estatística, confirmando a hipótese de que essa velocidade aumenta com o avanço da escolaridade. O maior aumento se deu entre os 2º e 3º anos do ensino fundamental, sugerindo que os escolares, apesar de lerem ainda prioritariamente pela rota fonológica, iniciam o processo de leitura pela rota lexical nessa fase, a qual é aprimorada ao longo da escolaridade. No entanto, os incrementos na velocidade de leitura são cada vez menores à medida que a criança avança para os anos seguintes, o que pode estar relacionado com a estabilização do vocabulário e com o padrão de desenvolvimento das funções executivas relacionadas ao processamento da linguagem. A alta significância estatística revelada demonstra que a velocidade de leitura pode ser um bom indicador de dificuldades nessa área, servindo de parâmetro para identificação de crianças com risco para transtorno específico de leitura (Dislexia).

Publicado
11-12-2020