Hiperlexia: sua complexidade e características

  • Irene de Fátima Alves Ribeiro
  • Raquel Christina Moreira Lemos
  • Orient.: Vera Lúcia Lins Sant’Anna

Resumo

Este estudo apresenta uma análise reflexiva sobre a Síndrome da Hiperlexia em crianças, suas principais características e sua correlação com o autismo. Apresenta, também, importantes considerações deste novo saber, tanto no âmbito educacional como âmbito da saúde, pois a Síndrome da Hiperlexia torna-se cada vez mais um desafio para esses profissionais que, muitas vezes, não dispõem de conhecimentos necessários para diagnóstico. Estudos realizados  mostram que essas crianças se sentem desconfortáveis diante de acontecimentos inesperados, preferindo que tudo seja realizado da mesma maneira, se apegando às mesmas coisas, vendo a mudança como algo muito difícil. A criança hiperléxica tem um processo incomum de aprendizagem, por isso precisa de ajuda para dominar as aptidões que envolvem tocar e sentir o mundo real. 

Palavras-chave: Hiperlexia; Síndrome; Educação; Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Seção
ARTIGOS DE ALUNOS/ARTICLES OF STUDENTS