Docência influenciada pela perspectiva religiosa: um estudo de caso em uma escola de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte

  • Sheilla Alessandra Brasileiro de Menezes PUC Minas
  • Fernanda Batista Moreira de Andrade PUC Minas
  • Antonio Geraldo Cantarela PUC Minas
Palavras-chave: Laicidade do Estado, Educação como Sacerdócio, Identidade Religiosa, Educação Infantil

Resumo

A laicidade do Estado é uma conquista que deve ser defendida nasinstituições públicas. A partir dessa questão, o presente estudo discute como aformação religiosa pode influenciar a prática pedagógica de professoras deuma escola de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte. Paratanto, a investigação foi realizada por meio da observação do cotidiano escolare das práticas em sala de aula, além de entrevistas com o corpo docente a fimde identificar a formação religiosa de cada professor e como o mesmo percebesua própria prática pedagógica. Este trabalho se volta sobre a EducaçãoInfantil por compreender a criança pequena, com idades entre zero e cincoanos, numa condição de “desvantagem” perante o adulto, por estar começandoa construir sua relação com o mundo. Sobre ela, o adulto tem mais força demanipulação. Outra questão destacada refere-se à história da Educaçãobrasileira que reforça a docência como sacerdócio no País desde o BrasilColônia, passando pela República. O que foi constatado nas entrevistas é queos rituais religiosos percebidos em sala de aula e na escola são naturalizados ecristalizados, mas os argumentos que os sustentam são atuais efundamentados na literatura da área. Essa naturalização foi percebida comoum elemento histórico cultural. A laicidade é uma conquista, consequência dasecularização do ocidente que garante que o Estado não seja regido por umaúnica religião. Entretanto, não se trata de uma crise total da religião. Seria maisuma crise das instituições religiosas garantindo-nos liberdade de credo epostura imparcial para se pensar, por exemplo, o trabalho educativo eminstituições públicas, foco deste trabalho. A análise da pertença religiosa foi possível por meio das entrevistas. Cada pessoa tem uma maneira particular devivenciar suas experiências religiosas. O sentido que ela dá a essasexperiências diz sobre sua abertura para a pluralidade de credos e, portanto,para a laicidade. A formação inicial dessas professoras deveria apresentarquestões dessa natureza para capacitar o professor a lidar com a pluralidadereligiosa nas salas de aula das instituições públicas. O que o trabalho mostrou,entretanto, é que tais questões são abordadas de maneira periférica oueventual nos cursos de licenciatura. Constatou-se, pois, que na escola campodeste estudo ou se praticam ações pedagógicas com base em uma únicaconfissão, a cristã, ou deixam-se temas dessa natureza, que surgem nocotidiano da escola, para a esfera privada, para as famílias. As teorias acercada educação laica, plural e democrática, aqui apresentadas, não são praticadasna escola investigada, por grande parte dos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheilla Alessandra Brasileiro de Menezes, PUC Minas
Doutoranda em Educação pela UFMG, com estágio doutoral na Universidade de Barcelona - Espanha (2012-2013). Mestre em Conhecimento e Inclusão Social em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), Especialista em Nuevas Tecnologías de La Enseñanza pela Universidade de Murcia Espanha (1999) e graduada em Pedagogia pela UFMG (1998). Atualmente é Chefe do Departamento de Educação; Coordenadora do Curso de Pedagogia e Professora dos cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar, Psicopedagogia, Coordenação Pedagógica, Educação Especial e Inclusiva, Educação a Distância e Docência do Ensino Superior da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atuou na PUC Minas Virtual como membro do Núcleo de Assessoria Pedagógica e participou do processo de implantação do primeiro curso de graduação a distância e do curso de LIBRAS a distância. Tem experiência na área de Educação, tendo atuado como professora e coordenadora pedagógica da Educação Básica e do Ensino Superior em instituições públicas e privadas. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação inclusiva, Educação a distância, tecnologias digitais na educação, formação de professores, educação de jovens e adultos e ensino superior. É associada da ANPEd - Associação Nacional de Pesquisa e Pós graduação em Educação . Participa do grupo consolidado de pesquisa ESBRINA: Subjectivitats i Entorns Educatius Contemporanis (2009SGR 0503) e do grupo de Inovação Docente - INDAGA-T na Universidade de Barcelona.
Fernanda Batista Moreira de Andrade, PUC Minas
Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014). Graduada em Pedagogia com aprofundamento em Ensino Religioso pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014) e em Normal Superior pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (2004). Experiência de dez anos na área de Educação como Professora Regente das Séries iniciais do Ensino Fundamental, Professora Regente e Coordenadora na Educação Infantil.
Antonio Geraldo Cantarela, PUC Minas
Doutorado em Letras (literatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Mestrado em Letras (literatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Graduação em Comunicação (Relações Públicas) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1986). Graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1979). Graduação em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco (1975). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e professor titular do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA), atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas sagradas, literatura, teopoética, pesquisa em educação, filosofia da arte e filosofia da linguagem. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC Minas. Membro de corpo editorial da revista Horizonte, do programa de pós-graduação em Ciências da Religião da PUC Minas. Membro da SOTER. Linha de pesquisa: Interfaces entre literatura e religião (teopoética).
Publicado
06-04-2015
Seção
RESUMOS DE MONOGRAFIAS & TCC /ABSTRACT OF MONOGRAFIAS & TCC