O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Este trabalho é de minha (nossa) autoria, é original, inédito e exclusivo (não está sendo avaliado para publicação em outra revista).
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço 1,5 e usa uma fonte de 12 pontos; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção "Sobre".
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, no sistema double-blind (duplo cego) de avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • O Resumo tem entre 200 a 300 palavras; os títulos e as palavras-chave foram traduzidas para o inglês; as palavras-chave estão de acordo com o catálogo de vocabulário controlado (tesauro) da área (se houver). Declaro (amos) também que o ABSTRACT foi feito a partir da tradução do Resumo para o inglês e NÃO pela utilização de aplicativos de tradução online (Por ex, Google Tradutor, Babel Fish ou outros).
  • Seguiu-se neste trabalho as normas da ABNT e de Normalização da PUC Minas para Referências:

     

    Citações e referencias: http://portal.pucminas.br/documentos/citacoes-referencias.pdf 

    Modelo de artigo configurado em word:  https://drive.google.com/file/d/14N8w2mBa3Lz0FLs2fT2NXRFchPLXBTok/view?usp=sharing 

    ).  Os títulos de livros deverão ser grafados em negrito, bem como os títulos das revistas.

  • O texto foi submetido a uma das seções da revista sendo que, no caso de ARTIGOS, houve a opção entre Artigo Dossiê Temático e Artigo Tema livre.
  • Declaro (amos) conhecer a norma de Percurso Acadêmico que os artigos em co-autoria expressam efetiva participação dos autores na sua produção e que a simples orientação de trabalho realizada por docente não garante e representa a co-autoria do texto.
  • O trabalho submetido não se utilizou de pesquisa com seres humanos ou, se ela foi realizada e utilizada, seguindo-se o que determina a Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS 196/96 - http://www.datasus.gov.br/conselho/resol96/RES19696.htm), houve aprovação da referida pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição do (s) autor (es), ou onde ela foi realizada, que segue em anexo a esta submissão, bem como foram coletados os Termos de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, em posse do (s) autor (es) ou responsável pela pesquisa e/ou da Instituição, e que estão disponíveis à consulta e verificação. A PUC Minas tem Comitê que regula esse processo de pesquisa: cf. o link: http://www.pucminas.br/pesquisa/index_padrao.php?pagina=237

Artigos Dossiês Temáticos

Esta Seção publica artigos científicos originais de pesquisadores , conforme o tema da "Chamada para Publicação", dentro dos Descritores de Percurso Acadêmico.

Os artigos científicos, de acordo com o manual Padrão PUC Minas de Normalização, qualificam-se como artigos originais, artigos de revisão e artigos que apresentam relatos de caso, de experiência ou de pesquisa. Os artigos a serem publicados na revista Percurso Acadêmico devem orientar-se por essa referência e vir acompanhados de um resumo bilíngue (português-inglês; português-espanhol), de mesmo teor.

Artigos Tema Livre

Esta Seção publica artigos científicos originais de pesquisadores ,  com tema livre, de acordo com os Descritores de Percurso Acadêmico.

Os artigos científicos, de acordo com o manual Padrão PUC Minas de Normalização, qualificam-se como artigos originais, artigos de revisão e artigos que apresentam relatos de caso, de experiência ou de pesquisa. Os artigos a serem publicados na revista Percurso Acadêmico devem orientar-se por essa referência e vir acompanhados de um resumo bilíngue (português-inglês; português-espanhol), de mesmo teor.

Resumo Expandido

Nesta seção, os discentes apresentarão resumos de trabalhos acadêmicos: monografia,  trabalho de conclusão de curso (TCC), de diplomação, de dissertação e de tese.

O resumo deve ser redigido de forma clara e estruturado, incluindo contextualização, objetivos, metodologia, resultados e conclusões, nesta ordem. Exige-se que o resumo tenha necessariamente de 400 a 800 palavras. Devem constar no resumo também: título, palavras-chave, nomes completos dos autores, sem titulação, nome da instituição de vínculo dos autores (afiliação), endereço e e-mail do autor correspondente.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.