A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS, RESENHAS E RESUMOS DE DISSERTAÇÕES E TESES

PRETEXTOS – REVISTA DA GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DA PUC MINAS

 

A Diretoria da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (FAPSI PUC Minas) torna pública aos interessados as diretrizes do processo de submissão de artigos, resenhas e resumos de dissertação e teses para compor as próximas edições da revista Pretextos, periódico que visa incentivar a divulgação científica de estudos desenvolvidos por alunos da graduação em Psicologia da PUC Minas e de outras Instituições de Ensino Superior. A publicação reúne textos provenientes dos trabalhos de estágio, extensão, iniciação científica e conclusão de curso (monografia) produzidos durante a graduação, contemplando também artigos de Psicologia oriundos do contexto da pós-graduação, bem como escritos elaborados por professores e pesquisadores da área. Podem ser publicados textos em português ou em espanhol.

 

I INFORMAÇÕES E DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1 A chamada está aberta a estudantes e ex-estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia das diversas Instituições de Ensino Superior, bem como a pesquisadores, professores e profissionais área.

1.2 No caso dos artigos produzidos por alunos e/ou ex-alunos da graduação, serão aceitos para avaliação textos oriundos de trabalhos desenvolvidos durante o processo de formação, frutos de reflexões teórico-conceituais e metodológicas, com ou sem análises de dados empíricos, produzidos a partir de monografias (trabalhos de conclusão de curso) e de experiências de iniciação científica, de estágio ou de extensão. Os artigos podem ser produzidos exclusivamente pelo aluno/ex-aluno ou também escrito em parceria com o seu respectivo orientador (coautoria). Os artigos provenientes de iniciação científica podem ser escritos com a participação de até dois alunos, no caso de a prática ter sido realizada em dupla. Os artigos originados de atividades extensionistas e/ou de práticas de estágios podem ser produzidos pelo grupo de discentes envolvidos, limitando-se ao máximo de seis autores, além do orientador.

1.3 Em relação aos artigos produzidos no âmbito dos cursos de Pós-Graduação, serão avaliados os textos que discorrem sobre qualquer área da Psicologia, desde que sejam produtos dos trabalhos de conclusão de curso de referidos estudantes. Os artigos podem ou não ser construídos em coautoria com os respectivos orientadores.

1.4 A veracidade das informações, assim como a autoria dos artigos são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. Da mesma forma coloca-se os cuidados éticos e a preservação das identidades de sujeitos e instituições contemplados nos estudos apresentados.

1.5 Ao submeter a sua participação, os autores declaram-se cientes e de acordo com as regras prescritas por estas diretrizes. O envio dos artigos, das resenhas e/ou dos resumos de dissertações e teses já representa autorização para que estes, caso selecionados, sejam publicados na revista. Sendo assim, desde já, os autores dos textos escolhidos autorizam a utilização e a reprodução dos escritos, o uso do nome e das imagens relativas à produção e divulgação dos mesmos para fins de promoção institucional da publicação da qual trata este edital. Não obstante, é obrigatório o preenchimento e a submissão da declaração de autoria, que explicita a resposabilidade e a participação dos autores no trabalho apresentado. Clique aqui para fazer o download do modelo a ser editado, assinado e anexado como documento suplementar durante o envio do manuscrito.

Importante: no momento da subimissão do texto, todos os autores devem ser informados. Na página que confirma as informações do primeiro autor (autor principal) e se registra os dados da produção (título, resumo etc.) há o botão "incluir autor", que possibilita o registro dos coautores. Utilizar esta opção quantas vezes forem necessárias.

1.6 Política de triagem anti-plágio: todos os artigos recebidos, antes de serem enviados para a avaliação cega de pares, serão verificados através do software CopySpider, uma ferramenta freeware desenvolvida para a identificação de cópia e apropriação inadequada de conteúdo de outros autores.

1.7 Devido ao grande número de contribuições recebidas para as edições já publicados, o período de submissão de artigos será aberto somente uma vez por ano (conforme cronograma que será divulgado em breve). No entanto, por se tratar de um periódico semestral, após avaliação, parte dos trabalhos recebidos serão selecionados para compor o volume referente ao primeiro semestre (janeiro/junho) do ano seguinte, e outros serão separados para o número referente ao segundo semestre (julho/dezembro) do mesmo ano. Aos autores é enviada uma carta de aceite certificando a aprovação de sua contribuição.

1.8 Os casos omissos nestas diretrizes serão decididos pela Equipe Editorial, cujas decisões serão soberanas.

 

II APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS

2.1 O corpo do texto e as referências devem seguir as instruções da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), disponibilizadas aqui através do Padrão PUC Minas de normalização para artigos científicos, no link: http://portal.pucminas.br/documentos/normalizacao_artigos.pdf.

NOVIDADE: a partir de dezembro de 2019, os autores devem utilizar o layout/template disponibilizado pela revista para auxiliar na formatação, escrita e avaliação dos textos. Para acessar o arquivo, clique aqui.

2.2 Os textos devem ser digitados em formato Microsoft Word (.doc, .docx etc.), conforme arquivo informado acima. O manuscrito deve ter entre 15 e 20 páginas, incluindo as referências.

2.3 Devem ser apresentados, no texto, os itens resumo e palavras-chave em português e em inglês (abstract e keywords). O resumo deve conter no máximo 300 palavras (sugere-se o mínimo de 120). As palavras-chave, expressões que representam o assunto tratado no trabalho, devem ser de três a cinco, separadas entre si conforme a normalização supracitada. Logo abaixo do título do artigo registrar o seu correspondente em inglês.

A Pretextos publica artigos escritos em espanhol, sem a necessidade de tradução para a língua portuguesa. Contudo, neste caso pedimos aos autores que além do Resumen e das palabras clave submetam as traduções equivalentes para estes itens (resumo e palavras-chave) e igualmente para o título da produção.

Diferente do que é orientado no padrão de normalização supracitado, as palavras-chave e seu o equivalente em língua estrangeira devem ser separadas por ponto-e-vírgula (;), inclusive no que se refere a informação registrada momento de submissão do texto na plataforma da revista.

Pedimos a atenção dos autores para também registrarem os títulos dos artigos em CAIXA ALTA no sistema e no arquivo submetido (orientação válida para o título em português e em língua estrangeira).

2.4 Exceto pela apresentação das referências utilizadas (elemento obrigatório), os títulos das demais divisões/seções do artigo podem ser estabelecidos sob critério do(s) autor(es). Contudo, sugere-se considerar a importância de tópicos específicos para apresentação da introdução, do método utilizado (procedimentos), dos resultados alcançados pela prática realizada (quando se aplicar), discussão e considerações finais.

2.5 A formatação final dos artigos será realizada pela equipe editorial. Sendo assim, esta reserva-se o direito de introduzir alterações nos originais, visando a manter a homogeneidade (formatação estética e técnica) e a qualidade da publicação (corrigir eventuais erros gramaticais), respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores (que são de sua respectiva e exclusiva responsabilidade).

 

III APRESENTAÇÃO DAS RESENHAS

3.1 A Pretextos também aceita para publicação textos de revisão crítica de obras nacionais e estrangeiras, cuja primeira edição foi publica há no máximo dois anos. As resenhas devem orientar o leitor quanto às características do livro analisado, destacando, deste modo, as suas ideias principais, os seus usos potenciais e as contribuições para o campo da Psicologia.

3.2 As resenhas devem estar de acordo com as diretrizes e o padrão de normalização dos artigos. Contudo os textos devem conter no máximo quatro (04) laudas, ficando, neste caso, dispensado apenas o resumo e as palavras chave em idioma nacional e estrangeiro. Ressalta-se, assim, que as resenhas devem possuir um título próprio em português ou espanhol, além do seu equivalente em língua inglesa. Ao fim do texto deve ser incluída a referência da obra resenhada e igualmente de outras fontes consultadas. As resenhas também devem ser registradas no layout/template disponibilizado pela revista (clique aqui para acessar).

 

IV APRESENTAÇÃO DOS RESUMOS DE DISSERTAÇÕES E TESES

4.1 Publica-se ainda os resumos de dissertações e teses cujas pesquisas realizadas pertencem à área da Psicologia, sendo a defesa dos trabalhos realizadas em data dentro do limite dos últimos 24 meses.

4.2 Os resumos devem conter no máximo duas (02) páginas, apresentando no início o título da dissertação ou tese em português ou espanhol, mais a versão em inglês. Ao término do texto, as palavras-chave também devem ser apresentadas em língua inglesa. Ao fim do escrito deve ser incluída a referência completa do trabalho apresentado (informando o tipo de documento, isto é, se dissertação ou tese; o grau – mestrado ou doutorado; a instituição e o local) e igualmente de outras fontes consultadas. Outras orientações de formatação dos resumos, vide as diretrizes e o padrão de normalização dos artigos.

 

V CRONOGRAMA

Observação: datas podem sofrer alterações ao longo do processo.

Atualização (20/01/2020): Submissões prorrogadas até 07/02/2020.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.