Estatísticas e notícias sobre a produção do volume 5 (2020)

13-07-2020

Mais_lidos2.png

 

Bacana demais, não é? Parabéns aos autores!

“AS CONTRIBUIÇÕES DA ENTREVISTA INICIAL PARA O PROCESSO DE PSICODIAGNÓSTICO”, de Jéssica Buthers Lima Ferraz Fraga, é o texto com o segundo maior número de acessos (11866 vezes, publicado em 2016), seguido de “DEPRESSÃO E SUICÍDIO: UMA CORRELAÇÃO”, das autoras Gláucia Lopes Silva Assumpção, Luciele Aparecida Oliveira e Mayra Fernanda Silva de Souza (6635 vezes, publicado em 2018).

São números elevados, mas que exprimem o mérito das publicações e a relevância das temáticas, considerando que a média de acessos ao pdf é pouco mais de 590 vezes, sendo 22 acessos a moda. É interessante frisar que o artigo que encabeça a lista foi publicado 11 meses atrás.

É autor/a e quer conferir a quantidade de acessos ao pdf do seu texto? Confira as estatísticas: http://periodicos.pucminas.br/index.…/pretextos/estatisticas

Os artigos da Pretextos desde a sua primeira publicação em 2016 já foram citados e em outras produções 113 vezes! É autor e possui cadastro no Google Acadêmico? Adicione a revista ao seu perfil como coautor. Acesse: https://scholar.google.com.br/citations…

 

Notícias sobre a Pretextos:

Estamos em processo de produção do volume 5, números 9 (a ser publicado em breve*) e 10 (publicado no fim do ano). Os artigos foram recebidos de dezembro/2019 a fevereiro/2020, e após análise preliminar da equipe editorial foram enviados para os pareceristas. Já tivemos vários retornos, mas algumas avaliações ainda estão pendentes.

Os pareceristas são escolhidos de acordo com as temáticas de cada trabalho (são pesquisadores e pesquisadoras que transitam e têm experiência no assunto abordado e/ou no referencial teórico e metodológico proposto). As avaliações são uma atividade voluntária. Por isso cada contribuição é preciosa. Os pareceristas dedicam o seu tempo examinando o trabalho e sugerindo melhorias. Este empreendimento zela pela qualidade das publicações, e nos convida a respeitar o tempo dos avaliadores que, quando solicitado, pode ser ampliado.

Este ano temos uma dificuldade em especial: muitos pareceristas, mesmo já tendo se prontificado em ler os artigos, não conseguiram concluir as suas avaliações em razão da pandemia do novo coronavírus, que alterou as atividades acadêmicas, mas também o cotidiano de cada um e as responsabilidades familiares. Quando necessário, temos buscado outros avaliadores. Quer ser parecerista da Pretextos? Confira os requisitos e preencha este formulário: https://bit.ly/cadpretextos

No momento pedimos aos autores verifiquem no sistema a situação do seu artigo, e, dependendo da situação, aguarde por mais notícias. Segue explicação dos status das submissões em nosso sistema:

 

Uma avaliação está atrasada:

Significa que os pareceristas aceitaram avaliar o trabalho, mas ainda não retornaram com a apreciação feita. Aguarde. Os pareceristas são notificados a respeito do atraso e têm um tempo para responder, podendo solicitar novo prazo para dar o seu retorno. Quando necessário o artigo é enviado para outros leitores.

 

Novas avaliações estão prontas (1/2).
Indica que um dos pareceristas enviou a sua avaliação, mas ainda é preciso aguardar o retorno da segunda designação.

 

Novas avaliações estão prontas (2/2).
O conjunto de pareceristas enviou a sua avaliação, mas os editores ainda precisam analisar as sugestões antes de encaminhar aos autores. Por favor, aguarde por esta liberação. Ela será feita logo quando possível (o prazo de revisão começa a contar a partir desta ação feita pelos editores).

 

Avaliações completadas

Significa que os pareceristas enviaram a sua avaliação e que os editores já analisaram o registro feito e liberaram para consulta dos autores. Atenção ao prazo de retorno! Em caso de dúvida ou pedido de prorrogação entre em contato pelo e-mail informado a seguir.

 

Avaliações enviadas (##editor.submission.roundStatus.revisionsSubmitted##)

Autores subiram versão atualizada da sua produção. Aguarde por mais notícias do fluxo editorial.

 

Em edição / enviado para edição

Revisão aceita e artigo encaminhado para edição final. Neste caso, aguarde pela publicação.

 

Rejeitado

Os pareceristas recomendaram não publicar o artigo e os editores concordaram com a sugestão. O trabalho pode ser revisto e submetido novamente em outro momento, passando por novas avaliações.

 

Caso ainda persistam dúvidas, não hesitem em escrever para pretextos.fapsi@gmail.com

Novas submissões após publicação do número 10, previsto para o fim do corrente ano.

 

 

_____

* atualização em 26/08/2020: a edição número 9 já está com sumário fechado e deve ser publicada em breve. Os artigos estão no processo final de formatação e revisão de layout, mas pendências sobre a autoria de alguns trabalhos estão sendo resolvidas. Posteriormente à publicação deste fascículo, voltaremos a atenção para os demais trabalhos em fluxo, acionando novos avaliadores nos casos em que for preciso. Aguardem por mais orientações e notícias.