AÇÕES PSICOEDUCATIVAS NA ESCOLA MUNICIPAL OSWALDO FRANÇA JR: UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SABERES

Adriana Santos de Miranda, Adriana Torres Máximo Monteiro

Resumo


Este artigo tem como foco principal apresentar as ações, bem como os achados emergentes no desenvolvimento do projeto de extensão originalmente intitulado: Ações Inclusivas na Escola Municipal Oswaldo França Junior (EMOFJr). Tal proposta teve como intuito gerar saberes, vivenciar manifestações culturais e, favorecer, no contra turno escolar, processos de inclusão e socialização das crianças e adolescentes por meio de oficinas de jogos e brincadeiras, construções de jogos de mesa, dramatizações, confecção de artesanato com material reaproveitável. Para o desenvolvimento deste trabalho, contamos com estudos do campo da Psicologia Escolar e Educacional, que auxiliaram no aprimoramento de uma escuta atenta às falas e interesses revelados pelas crianças e adolescentes, referendados nas pesquisas de Souza (2010), Martins Filho e Barbosa (2010), Patto (1990). E ainda, nos estudos de Lino de Macedo (1997, 2000, 2005, 2006), sobre a importância dos jogos no processo de desenvolvimento e aprendizagem. As manifestações das crianças e adolescentes foram tomadas como um rico material que alimentou o desenrolar das oficinas até a fase conclusiva do projeto de extensão. No decorrer do mesmo, vimos que quanto mais oportunidades as crianças e adolescentes tinham para escolher as atividades a serem desenvolvidas, maior eram o envolvimento e autonomia que apresentavam nas proposições. Observamos também que no início deste projeto o clima relacional entre crianças-crianças, crianças-adolescentes e adolescentes-adolescentes era mais tumultuado, exigindo maior firmeza dos alunos universitários no trato entre eles. Ao final do trabalho o convívio entre eles era de serenidade e respeito.


Palavras-chave


Inclusão escolar; Ações psicoeducativas; Oficinas de jogos e brincadeiras

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