REFLEXÕES SOBRE PSICANÁLISE, SAÚDE MENTAL E INSTITUIÇÕES: CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS DIMENSÕES DO PATOLÓGICO E DO SOFRIMENTO

Felipe Sette Martino Braga, Gabriela Lemos Fonseca

Resumo


O presente artigo busca num primeiro momento discorrer sobre a história da construção do DSM, como é utilizado atualmente, e sua contribuição dentro dos casos de saúde mental, abordando juntamente o desenvolvimento das ciências psiquiátricas e psicopatológicas, e a função dessas áreas médicas dentro das instituições de saúde mental. O referencial teórico psicanalítico é apresentado enquanto um método eficaz no tratamento multidisciplinar em casos de saúde mental. O foco do tratamento está na posição do analista de “secretariar o alienado” que possibilita que o sujeito, a partir da sua subjetividade, seja capaz de falar sobre o seu sintoma e sofrimento. A intenção é analisar a complexidade de três campos de estudo da psicopatologia: o sofrimento, o patológico e o subjetivo.


Palavras-chave


Patológico; Psicanálise; Psiquiatria; Sofrimento; Subjetividade

Texto completo:

PDF

Referências


BARROS-BRISSET, Fernanda Otoni. O ato jurídico como um operador clínico nos casos de psicose. In: Curinga/Escola Brasileira de Psicanalise – Minas Gerais, As versões do pai – A lei e o fora da lei, v.18, Belo Horizonte – EBP-MG, Nov. 2002.

BARROS-BRISSET, Fernanda Otoni. O jogo da casa vazia. Não há sujeito sem instituição! In: Instituto de Psicanalise e Saúde Mental de Minas Gerais – Almanaque On-line no 8, 2011.

FOUCAULT, Michel. História da Loucura. Disponível em: https://monoskop.org/images/1/15/Foucault_Michel_Historia_da_loucura_na_idade_classica.pdf. Acesso em: 03/03/2017.

GAROTA, Interrompida. Direção: James Mangold, Produção: Cathy Konrad; Douglas Wick. 1999. Disponível em: http://hdfilmesonlinegratis.net/garota-interrompida-dublado-online/. Acesso em: 03/03/2017

LACAN, Jacques. (2008). O seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise, 1964. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

PEREIRA, Mario Eduardo Costa. A paixão nos tempos do DSM: sobre o recorte operacional do campo da Psicopatologia. In: PACHECO FILHO, Raul Albino; COELHO JUNIOR, Nelson; ROSA, Miriam Debieux Ciência, pesquisa, representação e realidade em psicanálise. São Paulo: Casa do Psicólogo/Educ, 2000. P. 123-129.

VILELA, Aline Aguiar Mendes; OLIVEIRA, Franciele Nunes. O que os bichos nos ensinam: A construção do caso clínico em um Centro de atenção Psicossocial Infanto Juvenil. Disponível em http://www1.pucminas.br/documentos/forext_23.pdf?PHPSESSID=ee372e5f3ef219be1bedfa9d539784a0. Acesso em: 03/03/2017.

ZIZEK, Slavoj. Como ler Lacan. Disponível em http://lutasocialista.com.br/livros/V%C1RIOS/%8EI%8EEK,%20Slavoj.%20Como%20Ler%20Lacan.pdf. Acesso em: 03/03/2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas

Compartilhar no Facebook



Licença Creative CommonsEsta obra está protegida com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.