A INFLUÊNCIA DE UM JOGO EDUCATIVO SOBRE O COMPORTAMENTO DE ESCREVER PALAVRAS

William Souza Leite, Regiane de Souza Quinteiro

Resumo


A presente pesquisa teve como objetivo investigar de forma sistemática a influência de um jogo educativo sobre o comportamento de escrever palavras ditadas de um grupo de crianças do 4° ano de uma escola pública no sul de Minas Gerais. Foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando uma análise quantitativa a fim de se atingir o objetivo proposto. Para isso, foram definidos objetivos específicos, sendo: (1) Avaliar os repertórios comportamentais prévios de escrita dos participantes com um ditado antes da aplicação dos jogos; (2) Verificar o efeito dos jogos sobre a aprendizagem de escrever palavras isoladas; (3) Investigar possíveis diferenças entre as categorias de jogos sobre o comportamento de escrever palavras ditadas e (4) Discutir a importância de desenvolver instrumentos que avaliem a eficácia de jogos no contexto escolar. A pesquisa foi realizada com 34 alunos de idades entre 9 a 11 anos, sendo que, 18 participantes passaram por um jogo de raciocínio lógico (Grupo Controle) e 16 participantes passaram por um jogo de raciocínio verbal (Grupo Experimental). Foram realizados um Pré-teste e Pós-teste para serem comparados após a aplicação dos jogos, além de registros acerca dos comportamentos típicos da situação de jogo. Os resultados mostraram que o jogo de raciocínio verbal foi eficaz em relação ao comportamento de escrever do Grupo Experimental, visto que os participantes apresentaram menor quantidade de erros de escrita, categorizados na pesquisa. O jogo de raciocínio lógico, aplicado no Grupo Controle, mostrou-se pouco eficaz em relação ao comportamento de escrever. Tais dados possibilitaram uma discussão a respeito da utilização do jogo em sala de aula de acordo com o que o professor pretende ensinar, além de mostrar a importância de desenvolver formas de registro dos comportamentos observados com o objetivo de monitorar a eficácia do jogo ao longo de sua aplicação.

Palavras-chave


Jogos Educativos; Contexto Educacional; Jogos e Aprendizagem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas

Compartilhar no Facebook



Licença Creative CommonsEsta obra está protegida com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.