PSICOMOTRICIDADE: UM CAMINHO PARA INTERVENÇÃO COM CRIANÇAS AUTISTAS

Flávia de Castro Silva, Mayra Fernanda Silva de Souza

Resumo


A presente investigação buscou compreender a psicomotricidade e suas possíveis intervenções com a criança autista. A psicomotricidade é uma ciência que visa estudar o homem, por meio de seu corpo em movimento, a interação deste homem com os estímulos internos e externos, a sua forma de agir com o outro, com os objetos que o cercam e consigo mesmo. A psicomotricidade utiliza alguns conceitos, tais como o desenvolvimento motor, o esquema corporal, o tônus, a imagem corporal, a linguagem, a orientação espacial e temporal e a lateralidade que permitem compreender melhor “o ser” em movimento. Com relação ao autismo, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM–V), classifica o Transtorno do Espectro Autista (TEA), como sendo um transtorno do neurodesenvolvimento, o qual se manifesta nos primeiros anos de vida e pode ser caracterizado por déficits na comunicação, na interação social, apresentando comportamentos repetitivos e movimentos estereotipados. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo investigar de que maneira a psicomotricidade pode contribuir para o desenvolvimento da criança autista. Partindo da sustentação teórica sobre a Psicomotricidade e suas principais bases teóricas, bem como do conhecimento existente sobre o transtorno do espectro autista, alguns estudos epidemiológicos e as características apresentadas pela criança autista.

                                      

Palavras-chave: Psicomotricidade. Transtorno do Espectro Autista. Criança autista.


Palavras-chave


Psicomotricidade; Transtorno do Espectro Autista; Criança autista

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas

Compartilhar no Facebook



Licença Creative CommonsEsta obra está protegida com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.