TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL E A NÃO ACEITAÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE: REVISÃO NARRATIVA

  • Ana Cláudia Tibães Mendanha
  • Luiz Antonio Bernardes
Palavras-chave: Transtorno de Ansiedade Social. Homossexualidade. Análise do Comportamento. Terapia Cognitivo-comportamental

Resumo

Este artigo é uma revisão bibliográfica narrativa que busca compreender uma possível amplificação dos prejuízos dos sintomas do transtorno de ansiedade social (TAS) em relação à não aceitação da homossexualidade masculina por parte de pacientes homossexuais masculinos. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura narrativa nas plataformas SciELO, BVS Psicologia Brasil, Periódico CAPES e LILACS sobre o TAS. O artigo também traz uma descrição das características cognitivas, emocionais e comportamentais da não aceitação da homossexualidade masculina. Como pressupostos teóricos foram usados os conceitos da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e da Análise do Comportamento (AC), com o objetivo de articular as características comuns aos dois casos (TAS e homossexualidade), apontando que sintomas, como o comportamento de fuga/esquiva, podem ser, aparentemente, aumentados, assim como emoções como ansiedade, culpa, medo e raiva, além de distorções cognitivas relativas à interpretação de mundo, de si mesmo e do futuro. Este artigo finaliza-se com apontamentos dos métodos já aplicados pela TCC para o tratamento do TAS e discute como essas intervenções têm sido eficientes para o tratamento dessa combinação de fatores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Tibães Mendanha
Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental pela PUC Minas.
Luiz Antonio Bernardes
Mestre em Análise Experimental do Comportamento pela PUCSP e Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental pela USP.
Publicado
12-09-2018
Como Citar
MENDANHA, A. C. T.; BERNARDES, L. A. TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL E A NÃO ACEITAÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE: REVISÃO NARRATIVA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 3, n. 6, p. 132 - 152, 12 set. 2018.