HUMANIZAÇÃO E ÉTICA: DESAFIOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO, CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA CIVIL POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

  • Renato Damasceno Netto PUCMINAS - São Gabriel
  • Elke Berenice Kolln PUC MINAS - SÃO GABRIEL
  • Paulo Henrique Maciel Barbosa PUC MINAS - SÃO GABRIEL
  • Maria Auxiliadora da Silva PUC MINAS - SÃO GABRIEL
  • Robson Figueiredo Brito PUC MINAS - SÃO GABRIEL
Palavras-chave: Humanização e ética, Mundo contemporâneo, Extensão universitária

Resumo

Este artigo pretende apresentar algumas reflexões acerca de como a Extensão Universitária é lugar, por excelência, de construção humana e ética em nossa sociedade contemporânea. Inicialmente, buscamos identificar o que realmente vivemos e experimentamos em tempos marcados por grandes mudanças em todos os aspectos da vida humana. Para enfrentar a crise pós-moderna, nossa reflexão aborda os seguintes temas: a humanização, entendida como processo constitutivo do sujeito; e a ética, entendida como sustentáculo para o agir humano. Procuramos ir além da mera narrativa de um projeto de extensão e de sua avaliação por indicadores de desempenho. Pelo contrário, arriscamos articular a atual crise com o referencial teórico de Paulo Freire e a execução do Projeto de Extensão Universitária da Engenharia Civil - PUC Minas – Campus São Gabriel, no Programa Vila Fátima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Damasceno Netto, PUCMINAS - São Gabriel

Voluntário do Projeto. Engenheiro Eletricista pela PUC Minas - Coração Eucarístico. Graduando em Psicologia na PUC Minas – São Gabriel. E-mail: renatodamascenonetto@gmail.com.

Elke Berenice Kolln, PUC MINAS - SÃO GABRIEL
Coordenadora do Projeto. Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFMG), Professora Assistente I do Departamento de Engenharia Civil da PUC Minas - Unidades São Gabriel e Coração Eucarístico. E-mail: elkekolln@gmail.com.
Paulo Henrique Maciel Barbosa, PUC MINAS - SÃO GABRIEL
Coordenador do Projeto. Mestre em Engenharia Civil (CEFET MG). Professor Assistente I do Departamento de Engenharia Civil da PUC Minas - Unidades São Gabriel e Barreiro. Professor Convidado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo PUC Minas - Coração Eucarístico. E-mail: paulohenrique@pucminas.br.
Maria Auxiliadora da Silva, PUC MINAS - SÃO GABRIEL

Psicóloga. Doutora e Mestre em Psicologia Social. Especialista em Psicologia Clínica e em Psicologia Educacional. Bacharel em Teologia. Professora na PUC Minas. E-mail: aux_silva@yahoo.com.br.

Robson Figueiredo Brito, PUC MINAS - SÃO GABRIEL
Psicólogo Clínico, Professor Adjunto I, do Departamento de Filosofia, do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Rezende Costa, Doutor em Letras: Linguística e Língua Portuguesa, Pesquisador do NELLF (Núcleo de Estudos da Linguagem, Letramentos e Formação) PPG Letras.

Referências

Associação Projeto Providência. Disponível em: <http://arquidiocesebh.org.br/arquidiocese/instituicoes/associacao-projeto-providencia/>. Acesso em 20 dez. 2017.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

CABADA CASTRO, Manuel. A Vigência do Amor: Afetividade, Humanização e Religiosidade. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1998.

COMTE-SPONVILLE. Dicionário filosófico. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2003.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro, RJ: Editora Nova Fronteira, 1986.

FRANKL, V. E. A psicoterapia na prática. C. M. Caon, trad. Campinas, SP: Papirus. 1991.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 8. ed. Rio de janeiro, RJ: Editora Paz e Terra, 1983.

GALIMBERTI Umberto. Os vícios capitais e os novos vícios. São Paulo, SP: Paulus, 2004.

HYCNER, Richard. De pessoa a pessoa: Psicoterapia Dialógica. São Paulo, SP: Summus Editorial, 1995.

JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2008.

Notas de aulas da disciplina Psicologia e Ética, ministrada pelo Professor Doutor Jorge Franca de Oliveira, no curso de Psicologia da PUC Minas – São Gabriel, no segundo semestre de 2017.

Programa Vila Fátima. Disponível em: <http://arquidiocesebh.org.br/arquidiocese/atuacao/social/projeto-vila-fatima/>. Acesso em 20 dez de 2017.

SEMPRE UM PAPO. 07 de mai. 2014. Palácio das Artes – Grande Teatro. Belo Horizonte, MG. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=AqpdZcIDclQ>. Acesso em 29 dez. 2017.

VAZ, Henrique Cláudio de Lima. Ética e razão moderna. In: Marcílio, Maria Luiza; Ramos, Ernesto Lopes. Ética na virada do milênio: “busca do sentido da vida”. São Paulo, SP. LTR, 1999.

Publicado
19-07-2019
Como Citar
NETTO, R. D.; KOLLN, E. B.; BARBOSA, P. H. M.; SILVA, M. A. DA; BRITO, R. F. HUMANIZAÇÃO E ÉTICA: DESAFIOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO, CONTRIBUIÇÕES DA ENGENHARIA CIVIL POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 4, n. 7, p. 388-407, 19 jul. 2019.