ATUAÇÃO DAS PROFISSIONAIS PSICOPEDAGOGAS E A INTERDISCIPLINARIDADE

  • Luana Pereira de Oliveira Rodrigues Trindade IPEMIG/ISEAT
Palavras-chave: Psicopedagogia, Iterdisciplinaridade, Atuação Profissional

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo que teve o objetivo de compreender se a atuação dos psicopedagogos era interdisciplinar. Considerando essa área de atuação relevante para a sociedade. De modo especifico, buscando compreender com os psicopedagogos atuantes quais as funções desempenham em seus trabalhos. Identificando com os profissionais psicopedagogos quais as abordagens teóricas os mesmos utilizam para os atendimentos. Na revisão de literatura discorreu-se sobre os processos de atuação foram utilizadas as autoras Kiguel (1987) e Bossa (2007). Para compreender a interdicisplinaridade o autor Japiassu (1976) que discute sobre o rompimento das disciplinas isoladas e a autora Fazenda (1979) que se recusa a aceitar a superioridade de determinada ciência, sabendo que outros saberes são de igual importância. Para que os objetivos propostos pudessem ser alcançados foi conduzida uma pesquisa qualitativa, que contou com a participação de psicopedagogas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a fim de levantar dados sobre o trabalho das psicopedagogas e a interdisciplinaridade. Para analisar os dados coletados foi feita a análise de conteúdo. Os resultados deste estudo revelaram que para o trabalho das psicopedagogas, dentre as entrevistadas as profissionais atuantes tem formações distintas, porém independente disso é de grande importância que as mesmas tenham além de suas formações outras especializações para execução de um bom trabalho.

Referências

REFERÊNCIAS

BOSSA, Nadia. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

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RUBINSTEIN, Edith. Psicopedagogia: Uma prática, diferentes estilos. 1.ed. São Paulo: Casa do Psicólogo. 1999.
Publicado
07-09-2020
Como Citar
TRINDADE, L. P. DE O. R. ATUAÇÃO DAS PROFISSIONAIS PSICOPEDAGOGAS E A INTERDISCIPLINARIDADE. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 5, n. 9, p. 195-205, 7 set. 2020.
Seção
Artigos de temática livre