O BANQUETE QUE NÃO ALIMENTA: A QUAL FOME A RECUSA ANORÉXICA RESPONDE?
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo ressaltar a ineficácia do banquete totêmico na anorexia mental, associando às considerações lacanianas que coloca em relevo a recusa alimentar como uma resposta inconsciente dirigida ao Outro para interrogar o seu desejo. Então, de modo a sustentar o objetivo proposto, foi realizada uma análise conceitual da literatura pelo rastreamento de termos como “anorexia mental”, “comer nada”, “banquete totêmico”, “dom de amor” e “função paterna”. Compreende-se que no percurso de tentativas de uma resposta diante de algo insuportável surgido na relação com o Outro, tais sujeitos expressam concretamente em seus corpos, muitas vezes frágeis e emagrecidos, grande sofrimento emocional. Deparamos com mulheres, ainda jovens, ancoradas em verdadeiras prisões, em que a vida afetiva definha e o corpo desaparece, deixando à mostra o sinistro: os ossos. Os ossos podem ser pensados como os restos do banquete totêmico.
Referências
CARDOSO, Jaqueline Pinto. Anorexia e identificação: um modelo epidemiológico em psicanálise. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, 2016.
CLASTRES, Pierre. Da tortura nas sociedades primitivas. A sociedade contra o Estado: pesquisas de antropologia política. Rio de Janeiro: Francisco Alves, p. 123-131, 1978.
COSENZA, Domenico. A recusa e seu manejo no tratamento psicanalítico da anorexia. Almanaque on-line, v. 3, n. 4, 2009.
______, Domenico. A recusa na anorexia. Belo Horizonte: Scriptum, 2018.
DE CLERCQ, F. Todo pão do mundo. Crônica de uma vida entre a anorexia e a bulimia. Belo Horizonte: Scriptum, 2012. Tradução de Musso Greco.
FERNANDES, Maria Helena. Transtornos alimentares: anorexia e bulimia. Casa do Psi-cólogo, 2006.
FISCHLER, Claude. El h(omnívoro): el gosto, la cocina y el corpo. Barcelona: Anagrama, 1995.
FLANDRIN, Jean-Louis; MONTANARI, Massimo. História da alimentação. São Paulo, SP: Estação da Liberdade, 1998.
FREUD, Sigmund. Totem e Tabu, Contribuição à história do movimento psicanalítico e ou-tros textos:(1912-1914). Companhia das Letras, 2012.
GASPAR, Fabiana Lustosa. Anorexia e violência psíquica. Juruá Psicologia 2010.
GRECO, Musgo. Todo o pão do mundo: crônica de uma separação (prefácio e tradução). 2012.
HADDAD, Gérard. Comer o livro: Ritos alimentares e função paterna. Companhia de Freud. Rio de Janeiro, 2004.
LACAN, Jacques. (1995). O Seminário: Livro 4: A relação de objeto. Rio de Janeiro: Zahar (Originalmente publicado em 1956).
______, Jaques. (1998). A direção do tratamento e os princípios de seu poder. In Escritos (V. Ribeiro, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar. (Originalmente publicado em 1958).
______, Jaques. (1992). O seminário: Livro 8: A transferência. Rio de Janeiro: Zahar. Ed., (Originalmente publicado em 1960-61).
LÉVI-STRAUSS, C. O crú e o cozido. São Paulo, CosacNaify, 2004. (Mitológicas, 1). (Originalmente publicado em 1964).
LISPECTOR, Clarice. “A Arte de não ser voraz.”. In : Para Não Esquecer. São Paulo, Áti-ca, 1978.
MACIEL, Maria Eunice de Souza; CASTRO, Helisa Canfield de. A comida boa para pensar: sobre práticas, gostos e sistemas alimentares a partir de um olhar socioantropológico. Demetra. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 8, 2013.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MIRANDA, Marina Ramalho. Em busca das palavras perdidas: corpo-carcereiro da mente nos distúrbios alimentares., v. 30, n. 45. 2007.
PASSONI, M. Tem um vidro sob a minha pele: cultura e cinema: a construção de uma poética fílmica do corpo anoréxico. 2010. v. 1, 206 f. 2010. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Multimeios), Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campi-nas.
PEDROSSIAN, Dulce Regina do Santos. O mecanismo da identificação: uma análise a partir da teoria freudiana e da teoria crítica da sociedade. Interação, v. 33, n. 2, p. 189-214, 2008.
PINTO, Jeferson Machado. A instituição acadêmica e a legitimação da vocação científica da psicanálise. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre , v. 12, n. 3, 1999 .
RACKI, Gabriel et al. El banquete de las anoréxicas. Anuario de Investigaciones, v. 23, n. 2, 2016.
RECALCATI, M. La última cena: anorexia y bulimia. Buenos Aires: Del cifrado, 2007.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. e atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.
Copyright (c) 2021 Karina De Araújo Ferreira, Fabiana Cristina Teixeira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.