A ESCOLHA PROFISSIONAL E O PLANEJAMENTO DE FUTURO: OFICINA EXTENSIONISTA DE SENSIBILIZAÇÃO COM SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA

  • Ester Xavier Calvi PUC-Minas Betim
  • Camila Corrêa Victor Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Betim
  • Chaiene Souza de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Betim
  • Patrícia Carolina de Jesus Silva Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Betim
  • Bianca Tífany Marques Parreiras Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Betim
  • Vilmar Pereira de Oliveira PUC Minas http://orcid.org/0000-0003-1370-6857
Palavras-chave: Orientação Profissional, Planejamento de Futuro, Escolha Profissional, Prática Extensionista, Oficina de Sensibilização

Resumo

O presente artigo foi realizado como prática extensionista da disciplina de Orientação Profissional, do curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais unidade Betim. O trabalho foi realizado na Escola Estadual Conselheiro Afonso Pena, localizada na região central do município de Betim, Minas Gerais, com alunos do 2° ano do Ensino Médio, tendo como objetivo promover a sensibilização destes jovens sobre as diversas possibilidades presentes no processo de escolha profissional. A oficina de sensibilização foi construída através de técnicas e discussões como a “História do Nome”, e a “Técnica das Plaquinhas”, elaborada pelo grupo de extensionistas. A partir dessas técnicas foi possível promover uma reflexão acerca do processo de escolha profissional e o planejamento de futuro dos estudantes, além de constatar a importância da Orientação Profissional nesse momento.

Referências

AFONSO, L. (Org.). Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossoci-al. Belo Horizonte: Edições do Campo Social, 2002. Cap. 2, p.31-40.

BOCK, S.D. Retomando a história da escolha profissional. In: Orientação Profissional: a abordagem sócio-histórica. São Paulo. Cortez. 2002. 188p.

BORGES, C.C. Mudanças nas trajetórias de vida e identidade de mulheres na contempora-neidade. Psicologia em Estudo, 2013, v.18, n.1, p.71-81.

DUARTE, M. E. Um século depois de Frank Parsons: Escolher uma profissão ou apostar na psicologia da construção da vida. In: Revista Brasileira de Orientação Profissional, 2009, v.10, n.2, p. 5-14.

D.H.P. Orientação vocacional ocupacional: novos achados teóricos, técnicas e instrumentais para a clínica, a escola e a empresa. Porto Alegre: Artmed, 2002. 436p.

FELIPPE, W.C. Orientação Vocacional: as práticas Profissionais e a Representação Social.

LEVENFUS, R. e col. Psicodinâmica da escolha profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

LISBOA, M.D. Orientação Profissional e o mundo do trabalho: Reflexões sobre uma nova proposta frente a um novo cenário. In: LEVENFUS, R.S.; SOARES,

LISBOA, M.D. e SOARES, D.H.P. Orientação Profissional em ação: formação e prática de orientadores. São Paulo: Summus, 2000.

RODRIGUES, Andréia Lilian Lima; PRATA, Michelle Santana; BATALHA, Talia Beatriz Silva; COSTA, Carmen Lúcia Neves Amaral; NETO, Irizano de Figueiredo Passos. Contri-buições da Extensão Universitária na Sociedade. 2013, Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais. v.1, n°16, p. 141-148. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/viewFile/494/254. Acesso em 30/11/2019.

SOARES, D.H.P. A escolha profissional: do jovem ao adulto. São Paulo: Summus, 2002. 196p.
Publicado
12-03-2021
Como Citar
XAVIER CALVI, E.; CORRÊA VICTOR, C.; SOUZA DE OLIVEIRA, C.; DE JESUS SILVA, P. C.; MARQUES PARREIRAS, B. T.; OLIVEIRA, V. P. DE. A ESCOLHA PROFISSIONAL E O PLANEJAMENTO DE FUTURO: OFICINA EXTENSIONISTA DE SENSIBILIZAÇÃO COM SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 5, n. 10, p. 44-60, 12 mar. 2021.
Seção
Artigos de temática livre