“O QUE VOU SER QUANDO CRESCER?”: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA EXTENSIONISTA DE SENSIBILIZAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Resumo
Este trabalho tem por finalidade apresentar uma intervenção que se debruçou nas escolhas profissionais de alunos de uma escola pública de Belo Horizonte, visando promover uma discussão e reflexão que leve em consideração os vários aspectos que perpassam no momento da escolha profissional. Os alunos que participaram deste trabalho na escola, caracterizam-se por estarem prestes a concluir o ensino médio. O recorte deve-se ao fato de que, embora seja um período difícil para os adolescentes, a escolha da profissão é algo que todos terão que vivenciar de forma significativa. Nesse contexto surgem algumas inquietações acerca de quais são essas profissões, como se veem imersos no mercado de trabalho em uma sociedade em constante modificação e como saber se a escolha foi a correta. A metodologia utilizada nesta pesquisa consiste na realização de uma oficina tendo auxílio de variadas técnicas de grupo em orientação profissional, com 13 alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Guilherme de Azevedo Lage, localizada na Zona Nordeste da cidade de Belo Horizonte. Ao término da prática, observou-se que a intervenção realizada serviu como suporte para um melhor entendimento das questões que permeiam a escolha profissional dos adolescentes e que possa suscitar novas discussões que propiciem uma maior consciência a respeito desse processo.
Referências
ANDRADE, Josemberg M. de; MEIRA, Girlene R. de Jesus Maia & VASCONCELOS, Zandre B. de. O processo de orientação vocacional frente ao século XXI: perspectivas e desafios. Psicologia Ciência e Profissão. v. 22 n. 3, Brasília, Setembro/2002. Disponível em:
BOHOSLAVSKY, Rodolfo. Orientação vocacional: a estratégia clínica. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
ESBROGEO, Marystella Carvalho. Avaliação da orientação profissional em grupo: o papel da informação no desenvolvimento da maturidade para a escolha da carreira. Universidade de são Paulo. Ribeirão Preto. 2008. Disponivel em < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-20052009-215340/pt-br.php> Acesso e 23 out 2017.
FERREIRA, T. H. Schoen; FARIAS, M. Aznar; SILVARES, E. F de Mattos. A construção da identidade em adolescentes: um estudo exploratório. Estudos de Psicologia. n. 8 v. 1., 2003. p. 107-115. Disponível em:
FREITAS, Ana Cláudia Leal de; SOUSA, Robson Rocha de; JÚNIOR, César Rota . A influência da família na escolha profissional do sujeito adolescente. In: CONGRESSO NORTE MINEIRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 4, 2012. Montes Claros. Anais. Disponivel em
FONSECA, João César de Freitas. Adolescência e Trabalho. São Paulo: Summus, 2003. 116 p.
LEVENFUS, R. S. Orientação vocacional ocupacional, abordagem grupal: teoria e técnica. In: RS Levenfus & Cols., Psicodinâmica da escolha profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, p. 257-268,.
LEVENFUS, Rosane S. e cols. Orientação Vocacional Ocupacional. Porto Alegre: Artmed, 2010.
LISBOA, Marilu Diez; SOARES, Dulce Helena Penna. Orientação profissional em ação: formação e prática de orientadores. São Paulo: Summus, 2000.
LUCCHIARI, Dulce Helena Penna Soares. Orientação profissional na escola - segundo grau. In: LUCCHIARI, Dulce Helen a Penna Soares. Pensando e vivendo a orientação profissional. 5 ed. São Paulo: Summus, 1993. p. 85-89.
MELO-SILVA, Lucy Leal; LASSANCE, Maria Célia Pacheco; SOARES, Dulce Helena Penna. A orientação profissional no contexto da educação e trabalho. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 5, n. 2, São Paulo dez/2004. p. 31-52. Disponível em:
PRIMI, et al. Desenvolvimentos de um Inventário de levantamento das dificuldades da Decisão Profissional. Psicologia: Reflexão e Crítica. São Paulo mar/2000. p. 454. Disponível em:
ROEHRS, Hellen et al. Adolescência na percepção de professores do ensino fundamental. Revista da Escola de Enfermagem USP, v. 44 n. 2 São Paulo jun/2010. p. 421-428. Disponível em:
SOARES, Dulce Helena Penna. A formação do orientador profissional: o estado da arte no Brasil. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 3 n. 1 Porto Alegre, jun/1999. 15 p. Disponível em:
SOARES, D. H. P.; KRAWULSKI, E. Modalidades de trabalho e utilização de técnicas em orientação profissional. In: LEVENFUS, R. S.; SOARES, D. H. P. et al. Orientação vocacional ocupacional. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. cap. 20.
SOARES, Dulce Helena Penna et al. Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular. Psicologia Ciência e Profissão, v. 27 n.4, 2007. p. 746-759. Disponível em:
PAIVA, Thais. Orientação profissional: como auxiliar o jovem na escolha da carreira? Carta Capital, São Paulo, 8 mar 2016. Disponível em:
Copyright (c) 2021 Henrique Fernando Rodrigues Sousa, Ana Cláudia Mourão de Lacerda, Anna Juliane Barbosa Ricardo da Silva, Tâmara Rayana Alves Melges, Vítor Miranda Batista Pereira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação inicial, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY 4.0, e pelos direitos de publicação. Os autores podem publicar seus trabalhos on-line em repositórios institucionais / disciplinares ou nos seus próprios sites.