INTERFACES ENTRE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA INFANTIL E TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA CLÍNICA COM CRIANÇAS COM TDAH

  • Gabriela Mendes Loiola
Palavras-chave: Avaliação neuropsicológica infantil, Terapia Cognitivo-Comportamental, TDAH

Resumo

O diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) tem aumentado de forma significativa durante os últimos anos, principalmente na população infantil, propiciando uma grande demanda na clínica para a psicologia. Este artigo tem por objetivo abordar técnicas de intervenção da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) com crianças com TDAH, a partir das contribuições da avaliação neuropsicológica. Um entendimento mais aprofundado sobre o funcionamento neuropsicológico, o desenvolvimento cognitivo, psicossocial e comportamental dos pacientes com TDAH se faz necessário para uma intervenção mais estruturada, articulada e eficiente no processo de tratamento terapêutico. A avaliação neuropsicológica infantil pode oferecer subsídios fundamentais para os psicólogos em relação a uma investigação mais completa do perfil cognitivo da criança com TDAH que, somada à avaliação do terapeuta, torna possível traçar o plano de tratamento de intervenção pela TCC de forma mais abrangente e específica a cada paciente, garantindo uma maior efetividade no processo.

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Publicado
07-09-2020
Como Citar
LOIOLA, G. M. INTERFACES ENTRE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA INFANTIL E TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA CLÍNICA COM CRIANÇAS COM TDAH. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 5, n. 9, p. 378-399, 7 set. 2020.
Seção
Artigos de temática livre