INTERVENÇÃO DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL (TCC) COM CRIANÇAS COM TDAH

  • Janaína de Matos Souza
Palavras-chave: Terapia Cognitivo-Comportamental, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Resumo

A presente revisão narrativa de literatura refere-se à intervenção da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) na prática clínica com crianças com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e tem por objetivo demonstrar, de forma exploratória e qualitativa, a eficácia da intervenção dessa Terapia nessa população. A revisão da literatura foi realizada através das bases da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Eletronic Libray onlie (SciELO), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePISIC), tendo como parâmetros os artigos publicados referentes ao período de 2011 a 2018. Como resultados, pôde-se observar a eficácia da TCC para crianças com o diagnóstico de TDAH, no que se refere às estratégias de manejo cognitivo e comportamental, desde a infância, com satisfatória redução dos sintomas relacionados ao TDAH, como, por exemplo, mudanças referentes à organização, rendimento escolar e melhora das relações sociais e familiares do paciente.

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Publicado
07-09-2020
Como Citar
SOUZA, J. DE M. INTERVENÇÃO DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL (TCC) COM CRIANÇAS COM TDAH. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 5, n. 9, p. 400-414, 7 set. 2020.
Seção
Artigos de temática livre